Edital de culturas populares, a bolsa-família da cultura

O Ministério da Cultura anunciará na próxima quarta-feira, 15 de julho, em Brasília, o lançamento do Edital do Prêmio Culturas Populares 2009 – Edição Mestra Dona Izabel, Artesã Ceramista do Vale do Jequitinhonha. Uma espécie de bolsa-família da cultura, no valor de R$ 10 mil. Assim como em outros editais do MinC, o custo da promoção, dos eventos e das viagens que envolvem o lançamento quase se equivale ao valor de premiação.  

O anúncio ocorrerá durante uma cerimônia com a presença do secretário da SID/MinC, Américo Córdula, na Sala Funarte Cássia Eller, marcada para ter início às 17h. Na ocasião, será prestada homenagem a Dona Izabel, artista que dá nome a esta edição da premiação, e haverá apresentações de grupos culturais.

Este é o quarto edital lançado pelo MinC para destacar trabalhos relacionados às manifestações da cultura popular no país. Ao todo, serão contempladas 195 iniciativas, que receberão prêmios no valor de R$ 10 mil. A premiação será dividida em duas categorias: Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres e Grupos e Comunidades Tradicionais.

“Queremos homenagear todas as expressões das culturas tradicionais que fazem parte da nossa diversidade cultural”, afirma o secretário Américo Córdula. Ele ressaltou a importância da contribuição de outras instituições, como Secretarias de Cultura e ONGs, e o envolvimento de articuladores, pequisadores, universitários, dentre outros, para que a iniciativa alcance todas as regiões brasileiras.

Acreditávamos no começo que este prêmio fosse evoluir para alguma ação mais estruturante, que ultrapassasse a esmola e a exploração política da imagem dos mestres da cultura popular. Algo que extrapolasse o prometido “reconhecimento” e cumprisse a função de oferecer novos espaços e oportunidades para os detentores de saberes não reconhecidos pela cultura institucionalizada. Estagnado, o programa transformou-se em palanque de promessa de melhores dias para a diversidade cultural. Que, pelo visto, não virão nesta gestão.

Mestra Dona Izabel – Como nas edições anteriores, o Prêmio Culturas Populares reconhece mais um grande nome das artes tradicionais do país. Izabel Mendes da Cunha, mais conhecida como Dona Izabel, é uma inspirada artesã, criadora das populares noivas de cerâmica, forma de expressão que fez escola no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

Acessar o conteúdo