A Seção de Cultura, Educação e Imprensa da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil está com inscrições abertas para o Edital de Projetos EUA-Brasil. Serão concedidos doações, prêmios de valor fixo ou acordos de cooperação de até 30 mil dólares para projetos que promovam objetivos e iniciativas de políticas estratégicas, destacando valores compartilhados ou melhores práticas e fortalecendo os laços entre o Brasil e os Estados Unidos.

Os projetos e atividades devem corresponder à uma das seguintes iniciativas:

  • Promover a conscientização pública sobre as profundas e amplas conexões culturais entre o Brasil e os Estados Unidos durante a celebração do bicentenário das relações diplomáticas em 2024. Áreas abrangidas: Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Distrito Federal. Inscrições até 30 de junho. Os projetos podem se concentrar em música, cinema, arte, literatura ou esportes, mas devem envolver a cultura americana e ser gratuitos para todas as pessoas participantes.
  • Expandir o acesso das pessoas brasileiras a reportagens baseadas em fatos para combater a desinformação. Áreas abrangidas: Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Distrito Federal. Inscrições até 30 de junho. O objetivo é que a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil colabore com organizações locais para fornecer oportunidades de treinamento ou programas de capacitação para a mídia local e jornalistas do Brasil, com ênfase especial em desertos de notícias.
  • Apoiar redes técnicas e vocacionais com inovação e educação STEM envolvendo as melhores práticas dos Estados Unidos. Áreas abrangidas: Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Distrito Federal. Inscrições até 30 de junho. O objetivo é que a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil colabore com organizações locais para apoiar práticas educacionais e técnicas inovadoras para fortalecer a educação em Ciência, Tecnologia, Educação e Matemática (STEM) para pessoas brasileiras.
  • Educação Ambiental. Área Abrangida: Minas Gerais. Inscrições até 30 de abril. Visa projetos que promovam parcerias educacionais entre os Estados Unidos e o Brasil relacionadas à crise climática, desenvolvimento econômico sustentável e/ou apoiem o papel das populações indígenas e marginalizadas na preservação da biodiversidade.
  • Igualdade de Gênero na Política. Área Abrangida: Minas Gerais. Inscrições até 30 de abril. Visa projetos apartidários que abordem a sub-representação das mulheres na atividade política e/ou desafios específicos para a participação política das mulheres, em parceria com uma instituição dos Estados Unidos e/ou utilizando um conceito ou material dos Estados Unidos.
  • Diplomacia Esportiva e Engajamento Juvenil. Áreas Abrangidas: Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Inscrições até 30 de junho. O objetivo é conectar especialistas dos Estados Unidos e jovens do Brasil de comunidades sub-representadas para aprimorar o entendimento mútuo e desenvolver habilidades de liderança por meio de atividades esportivas. Projetos sob esta iniciativa poderiam incluir atividades esportivas conjuntas onde os americanos têm uma presença robusta.
  • Combate à Crise Climática. Áreas Abrangidas: Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Inscrições até 30 de junho. O objetivo é desenvolver a capacidade de grupos da sociedade civil brasileira que protegem o meio ambiente. Os projetos devem incluir um elemento que se relacione com iniciativas similares ou especialistas dos Estados Unidos para demonstrar as preocupações compartilhadas sobre o clima que conectam pessoas brasileiras e americanas.
  • Promoção de Tecnologia, Inovação e Equidade na Educação em STEM para Jovens do Brasil. Áreas Abrangidas: Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Sergipe. Inscrições até 30 de abril. O objetivo é desenvolver e fortalecer os laços entre organizações dos Estados Unidos e do Brasil no que diz respeito à promoção da tecnologia, diplomacia espacial e educação em STEM para pessoas brasileiras. As propostas devem demonstrar vínculos claros com instituições educacionais dos Estados Unidos (universidades, etc.), cientistas americanos, pesquisadores, Espaços Americanos no Brasil, centros Education USA ou organizações governamentais dos Estados Unidos (NASA, etc.) para receberem consideração prioritária.
  • Celebrar e destacar os 200 anos de relações bilaterais entre os Estados Unidos e o Brasil. Áreas Abrangidas: Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. Inscrições até 30 de junho. O objetivo é fornecer financiamento para a administração de projetos bem concebidos que celebrem os 200 anos de relações bilaterais entre os Estados Unidos e o Brasil e apoiem as prioridades estratégicas da Missão Brasil.
  • Fortalecimento da Democracia, Direitos Humanos e Cidadania Empoderada. Áreas Abrangidas:São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Inscrições até 30 de junho. O objetivo é colaborar com parcerias locais para celebrar os valores democráticos Brasil-EUA e fortalecer as instituições democráticas que atendam a todas as pessoas.

Para acessar o edital, clique aqui.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *