Edital para projetos que criem circuito independente de exibição com suporte digital tem inscrições prorrogadas até 13 de outubro

As inscrições para o Edital de Seleção – Pontos de Difusão Digital, que integra o Programa de Implantação de Pontos de Difusão Digital, foram prorrogadas até o dia 13 de outubro. Inicialmente, o prazo para entrega de projetos encerrava-se no dia 13 de setembro.

Lançado pela Secretaria do Audiovisual (SAV/MinC) no dia 13 de julho, durante a 26° Jornada Nacional de Cineclubes, realizada em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, o Edital é destinado às entidades públicas e privadas sem fins lucrativos. A intenção, ao criar um circuito independente de exibição com suporte digital, é incentivar a exibição não-comercial de obras audiovisuais e, conseqüentemente, a formação de público.

“Os Pontos de Difusão Digital se inserem nas políticas de democratização audiovisual desenvolvidas pelo Ministério da Cultura nos últimos quatro anos”, destaca o secretário Orlando Senna, que preside a comissão de seleção dos projetos.

Assim, o Programa poderá levar filmes e vídeos para moradores de diversos bairros, associações e também para escolas e universidades, possibitando o debate crítico em torno das obras exibidas.

“Cerca de 60 por cento da produção brasileira poderá ser exibida nesse circuito independente. E vale ressaltar que, nas décadas de 60 e 70, muitos filmes obtiveram sucesso graças ao movimento cineclubista”, observa o secretário do Audiovisual.

Serão selecionados 100 projetos de ações de exibição com tecnologia digital. O Ministério da Cultura disponibilizará aos contemplados telão, mesa de som, amplificadores, aparelhos de DVD, entre outros equipamentos. A previsão é de que os Pontos de Difusão Digital comecem a funcionar já em dezembro deste ano.

“Com este Edital, pretendemos criar salas de exibição que servirão para aproximar ainda mais o público brasileiro da nossa produção audiovisual”, acrescenta Orlando Senna.

O regulamento do Edital e seus anexos estão disponíveis no site do MinC (www.minc.gov.br), em “apoio a projetos/editais”. Outras informações: concursos.sav@minc.gov.br.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *