Projeto Jovem Protagonista, lançado esta semana, leva 240 mil estudantes da capital e interior de São Paulo a assistir e debater a 24 peças selecionadasSegundo matéria de Beth Néspoli, publicada no jornal O Estado de São Paulo, a Secretaria Estadual de Educação, através do recém criado Projeto Jovem Protagonista, levará 240 mil alunos do ensino médio público estadual ? capital e interior ? para assistir de graça a 24 peças selecionadas por uma comissão de seis integrantes. A secretaria comprou 4 mil ingressos (no valor de R$ 7) de cada uma das 15 peças que serão apresentadas para escolas da capital e 20 mil ingressos, pagando o valor de R$ 3 por ingresso para cada um dos nove espetáculos que vão excursionar por cidades do interior.
Para que a experiência não corra o risco de diluir-se num simples programa para ?gazetear? aula, seus idealizadores planejaram, segundo o jornal, uma série de iniciativas como a confecção de um manual de apoio, elaborado por professores, para cada uma das peças. ?Os artistas foram os primeiros a pedir que o projeto não se reduzisse a uma simples ida ao teatro? , afirma o secretário estadual adjunto de Educação, Hubert Alqueres.
Para aprofundar a discussão sobre o conteúdo das peças, a Secretaria de Educação criará um site onde se poderá acessar também informações sobre outros trabalhos pedagógicos desenvolvidos por especialistas. ?Uma peça como A Comédia do Trabalho, da Cia. do Latão, por exemplo, permite um estudo amplo sobre a evolução das relações trabalhistas ao longo da história; e o texto propicia ainda um estudo muito interessante de linguagem na aula de português ou literatura?, afirma Alqueres.
Outros temas sociológicos debatidos atualmente também são abordados por peças selecionadas. O espetáculo ?Novas Diretrizes para Tempos de Paz?, de Bosco Brasil, além de poder render uma excelente aula de história, dá margem a um amplo debate sobre a guerra no Afeganistão e outros conflitos da atualidade. A peça Suburbia chama atenção ainda para o tema da violência urbana e juvenil. Para Alqueres, ?Um dos primeiros critérios de escolha foi verificar o potencial pedagógico das 65 montagens inscritas para o projeto; o segundo foi a criatividade, porque era importante que os alunos percebessem que o teatro pode ser um exercício de linguagem?. ?Outra vertente foram os clássicos, autores com os quais os alunos devem entrar em contato, como Shakespeare?, afirma o secretário.
De acordo com a matéria do jornal O Estado de São Paulo, Hubert Alqueres ressalta ainda que cada escola poderá escolher, por meio do site, a montagem para a qual vai levar seus alunos. ?Se uma escola tem 400 ingressos disponíveis, ela pode escolher, por exemplo, levar cem alunos para quatro peças diferentes. E isso será aproveitado para uma troca de impressões.?
Outro importante desdobramento do Projeto Protagonista, segundo o jornal, deve ser o estímulo à formação de grupos de teatro nas escolas. ?Também no site, alunos e professores poderão encontrar uma série de dicas para a realização de um espetáculo. Vamos também criar links com outros sites que tragam textos teatrais e história do teatro, entre outras informações sobre o produção brasileira e mundial.? A continuidade, sempre rara em programas como esse, também é preocupação da secretaria. ?Queremos abrir uma nova edição já em agosto.?