Petrobras investe R$ 2,5 milhões em projetos de formação e revitalização de acervos musicais, registro de obras e catalogação de partituras. Programa segue princípios de Mário de AndradePor Sílvio Crespo
A Petrobras anunciou, em 30 de outubro último, o resultado da seleção de projetos do Programa Petrobras Música, a mais nova iniciativa da empresa em patrocínio cultural. As inscrições ficaram abertas de abril a junho deste ano, para projetos com orçamento de até R$ 500 mil. A empresa recebeu 466 projetos de 24 estados da federação, e foram selecionados apenas 12. Juntos, os contemplados receberão cerca de R$ 2,5 milhões para financiamento.
Revitalizando a infra-estrutura
O Petrobras Música é orientado para promover não eventos pontuais, como shows e concertos, mas a formação e revitalização de acervos musicais, gravação de obras relevantes para a história da música brasileira, e registro sonoro e visual de manifestações populares. ?Esta ação da Petrobras é um patrocínio de infra-estrutura da música brasileira?, explica a coordenadora do Programa, Elizabeth Lima. Os projetos beneficiados buscarão ações como produção de CDs, informatização de acervos e catalogação de partituras.
Essa revitalização de infra-estrutura é baseada, segundo a coordenadoria do Programa, no conceito de ?acervo vivo?, de Mário de Andrade. O autor de Macunaíma dizia que ?o acervo não deve embalsamar a cultura, mas retornar permanentemente a seus fluxos criativos?.
Identidade
?A Petrobras trabalha com a identidade econômica nacional, a partir do produto nacional; e nós trabalhamos com a identidade cultural?, diz a coordenadora de um dos projetos contemplados, Vera Lúcia de Castro. Seu projeto, o Canta Meu Boi, tem o objetivo de registrar a obra de um dos mais expressivos autos populares do nordeste brasileiro, o Mestre Manoel Marinheiro, pouco conhecido no restante do país.
A estrutura do Programa Petrobrás Música contou com a consultoria do músico e professor da Universidade de São Paulo José Miguel Wisnik. Uma Comissão de Seleção, formada por cinco especialistas e um representante da Petrobrás fizeram uma primeira avaliação dos projetos. Em seguida, o Conselho Petrobrás Musica, composto por quatro representantes da empresa, dois músicos e um empresário musical, escolheu os 12 projetos que receberão patrocínio.
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