Foi realizado em Brasília na manhã de ontem (quinta, 23), o X Encontro Nacional de Estudos Estratégicos (ENEE), buscando metas do setor para a próxima década. Dentre os objetivos do X ENEE está a discussão dos desafios que o país deverá enfrentar para atingir as metas propostas para 2022.

No Painel Sociedade, presidido pelo ministro Samuel Pinheiro, da Secretária de Assuntos Estratégicos, além do ministro Juca Ferreira, também apresentaram suas perspectivas os ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial, Elói Ferreira de Araújo.

Na Educação, Fernando Haddad destacou as inovações que a Emenda Constitucional nº 59 trouxe para o setor. Ele acredita que a maior novidade é a ampliação no atendimento em todos os níveis escolares aliada ao aumento da qualidade no ensino.

Elói Ferreira de Araújo disse que dentre as principais estratégias para 2022 estão as ações de inclusão e reparação social aos negros. O ministro afirmou que a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, que prevê garantias e o estabelecimento de políticas públicas para negros, trará avanços e quebrará preconceitos como, por exemplo, os que compreendem a intolerância para com as religiões de matriz africana.

O X ENEE reúne servidores públicos, autoridades, especialistas, acadêmicos, militares, estudantes, dentre outros representantes da sociedade brasileira, para ampliar o debate nacional sobre assuntos estratégicos na formação da agenda do país para a próxima década. O encontro segue até sexta-feira (24), no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília.

*Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério da Cultura.


contributor

Atriz, pós-graduada em gestão da cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *