Encontro Nacional do Sistema de Bibliotecas Públicas em junho

O tema central do encontro de quatro dias é “O papel da biblioteca pública no desenvolvimento social e cultural dos cidadãos”. Inscrições até 26 de maio

Será realizado na Fundação Biblioteca Nacional (FBN), no Rio de Janeiro, entre os dias 5 e 8 de junho, o XIII Encontro Nacional do Sistema de Bibliotecas Públicas e o I Simpósio Latino-americano de Bibliotecas Públicas. O tema central do encontro é “O papel da biblioteca pública no desenvolvimento social e cultural dos cidadãos”.

Durante os quatro dias serão realizadas palestras e conferências, com a participação de professores e representantes do meio. A FBN também aproveita a ocasião para lançar oficialmente o site do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), seu novo portal da internet, e o Biblivre, software desenvolvido gratuitamente pela Coordenação de Pesquisas e Programas de Extensão (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para as bibliotecas municipais de todo o país.

Na manhã do primeiro dia do evento haverá um treinamento com o Biblivre ministrado pelos professores Jorge Lopes Souza Leão (UFRJ/COPPE), Ubaldo Santos Miranda (SABIN) e Noecir Guimarães de Oliveira Costa (FBN/SNBP), e a palestra “Caminhos da digitalização”, apresentada pela professora Ângela Bittencourt (FBN/CPT). A parte da tarde será dedicada a uma oficina temática, com atividades desenvolvidas em grupo.

No dia 6, a colombiana Adriana Betancur faz conferência sobre “Serviços de informação local em bibliotecas públicas: proposta de desenvolvimento”. No início da tarde, acontece um debate comandado pelas professoras Regina Maria Marteleto (UFMG/ANCIB) e Gilda Olinto (IBICT ), pela coordenadora Sandra Maria Mendonça Domingues (FBN/SNBP ) e a relatora Maria de Las Nieves Eirin de Rapp (UFRJ/CCJE). Após o almoço, Ilce Cavalcanti (FBN/SNBP) vai falar sobre as atuais ações do SNBP e da FBN, finalizando com a apresentação dos coordenadores dos sistemas estaduais de bibliotecas públicas e da Rede de bibliotecas públicas no Brasil.

Na quarta-feira, o dia começa com a conferência “Por uma política para as bibliotecas públicas”, do professor chileno Ricardo Gastón López Muñoz (DIBAM – Subdireção de Bibliotecas Públicas), acompanhado das debatedoras Elizabeth Carvalho (IFLA) e Virginia Zimmerman (Presidente do CFB), coordenados pela prof. Lygia Paixão (USU e presidente do CRB-7) e pela relatora Nysia Oliveira de Sá (FBN/BEC – CFB).

A programação segue com a palestra “Um programa de leitura para as bibliotecas públicas”, apresentada pela profª Andrea Pavão (ISERJ) e as debatedoras, profª Maura Esandola Tavares Quinhões (UNIRIO ), profª. Vera Lúcia Alves Breglia (UFF), Eliane Pszczol (FBN/PROLER) e Elizabeth Pontes de Siqueira Menezes (FBN/PROLER). Dando continuidade, Maria de Lãs Nieves Eirin de Rapp apresenta a palestra “Políticas públicas”, finalizando com uma nova oficina temática, também realizada em grupo.

O último dia do encontro tem início com duas conferências. A primeira baseada no tema “Os direitos autorais na web”, apresentada pela profª. Ester Kosovski (UFRJ/ECO), além dos debatedores Jaury Nepomuceno de Oliveira (FBN/EDA) e Rodrigo Borges Carneiro (Dannemann Siemsen Advogados), sob coordenação de Paula Cotta de Mello (UFRJ/SIBI) e do relator Sergio Duayer Hosken (FBN/SNBP). A segunda, intitulada “O papel da biblioteca pública na sociedade”, tem como palestrantes o prof Emir José Suaden (IBICT), os debatedores Kátia de Carvalho (prof. da UFBA) e Mariza Russo (prof. UFRJ/CBG), coordenados por Célia Regina Costa Domingues (FBN/SNBP) e Welinton José Gois (MinC/FBN/SNBP), como relator.

À tarde, um debate com a participação do Ministro da Cultura, Gilberto Gil, acompanhado do presidente da FBN, Muniz Sodré, da diretora executiva da FBN, Célia Portella, do reitor da UFRJ, Aloizio Teixeira, e da coordenadora do SNBP, Ilce Cavalcanti (FBN). Em seguida, serão lançados oficialmente o Portal da FBN, o site do SNBP, e o novo software de pesquisa online, Biblivre. Para encerrar o encontro, será realizada uma breve cerimônia para a entrega simbólica de certificados dos kits das bibliotecas públicas aos prefeitos dos municípios contemplados com o programa Livro Aberto.

Data e local
05 a 08 de junho de 2006
Fundação Biblioteca Nacional
Auditório Machado de Assis
Avenida Rio Branco 219 – Rio de Janeiro/RJ.

Informações
(21) 2210-1134

Inscrições e programação completa
s://www.bn.br/fbn/arquivos/doc/ProgramacaoSNBP.doc

As inscrições podem ser feitas até 26 de maio.

Acessar o conteúdo