Governador de Santa Catarina e superintendente do Teatro Bolshoi iniciarão captação de recursos internacionais para construção da sede em Joinville, último projeto de Niemeyer 16/01/2003

Nova sede
Segundo a Radiobrás, o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique, avaliou ontem, juntamente com a superintendente da Escola do Teatro Bolshoi do Brasil, Jobraska Negrão, a possibilidade de captação de recursos internacionais para a construção da sede, em Joinville. A obra – último projeto do arquiteto Oscar Niemeyer – deverá ser erguida no Morro do Boa Vista, área central da cidade. “Pretendemos manter contato com um fundo europeu para este empreendimento, que deverá estar concluído em dois anos”, comentou a superintendente à agência.

Talentos especiais
Jobraska disse também que, “pela primeira vez, a Escola do Teatro do Bolshoi receberá crianças de risco social de outros estados”. As discussões com os governadores interessados no projeto de parceria já começaram e deverão ser concluídas durante a primeira turnê brasileira realizada pelos alunos. A Escola abre 80 vagas anualmente e não haverá limite neste projeto nacional. “As vagas dependerão de um processo seletivo, onde escolheremos os melhores talentos de cada Estado”, disse Jobraska Negrão. “Ano passado, recebemos 20 mil inscrições, inclusive de crianças de outros países, entre eles, Uruguai, Paraguai, Chile, Cuba, México, Inglaterra e Rússia.”

Além fronteiras
Para a turnê nacional, o grupo será constituído por 40 crianças, que passarão por seis das 12 capitais brasileiras pré-selecionadas. “Pretendíamos atender todos os pedidos de apresentação, mas a escola russa decidiu restringir o número de apresentações”, justificou a superintendente. Além da turnê brasileira, os jovens bailarinos deverão estrear em palcos internacionais também neste ano. As duas primeiras viagens estão agendadas para a Alemanha, “possivelmente em junho ou julho, sendo uma das apresentações na abertura de um festival europeu de dança”. A Escola “é um dos principais projetos sociais dentro do país, sendo que 85% dos seus alunos são crianças de risco social”, afirmou a superintendente.

Também participaram da audiência os irmãos João e Iuri Prestes, filhos de Luiz Carlos Prestes. João, casado com Jobraska, seguirá amanhã para a Rússia, onde já acertou com o governador detalhes das reuniões que manterá com empresários e autoridades russas para a retomada dos negócios entre aquele país e Santa Catarina.

Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *