Evento cultural que atravessa a madrugada movimentou Buenos Aires neste sábado - Cultura e Mercado

Evento cultural que atravessa a madrugada movimentou Buenos Aires neste sábado

Realizada uma vez por ano, sempre no mês de novembro, a Noite dos Museus, que oferece gratuitamente produtos culturais diversos, atraiu aproximadamente na ultima noite sábado (13) o interesse de 500 mil pessoas, segundo estimativa da prefeitura de Buenos Aires.
Os números impressionam: 75 museus e espaços culturais da cidade, distribuídos por 25 bairros, ficarão abertos das 20h do sábado às 3h da madrugada de domingo (14), oferecendo aos visitantes 68 projeções de filmes e vídeos, 47 visitas guiadas, 175 espetáculos de música e dança, 34 eventos teatrais e narrações de textos, 26 horas de conferências e conversas com o público, 15 performances e 36 oficinas de arte gratuitas, inclusive para crianças e adolescentes.

A Embaixada do Brasil participou da Noite dos Museus com uma mostra retrospectiva de Carybé, como ficou conhecido o artista plástico argentino Hector Julio Páride Bernabó, que viveu muitos anos no Brasil. Carybé chegou a Salvador em 1950, tornou-se amigo do escritor Jorge Amado e ilustrou muitos de seus livros. Em 1957, naturalizou-se brasileiro.

Além disso, a prefeitura liberou 75 linhas de ônibus, mas, para que possam usar o transporte gratuito, eles têm de acessar a página oficial da Noite dos Museus e imprimir um passe.

Este é o sétimo ano da Noite dos Museus em Buenos Aires. Segundo dados da prefeitura, no ano passado, 480 mil adultos, jovens e crianças mostraram que existe público de todas as idades interessado no consumo da cultura. Essas pessoas atravessaram a madrugada e ofereceram à cidade um espetáculo que, por si mesmo, na definição de alguns artistas locais, transformou-se em um significativo evento cultural: o espaço urbano movimentou-se com multidões que, normalmente, àquela hora, estariam em casa.

*Com informações da Agência Brasil.

Acessar o conteúdo