A relação entre museus e o ambiente virtual e como ela auxilia na democratização da informação são o ponto de partida do evento realizado pela Residência Cri@tiva na próxima quinta-feira (25/10), em São Paulo.

A iniciativa, idealizada por Adriana Costa, busca reunir projetos empreendedores que utilizam plataformas digitais para ampliar o acesso à cultura e à educação. “Os museus são um acervo incrível de conhecimento e a relação deles com a web é uma excelente oportunidade de oferecer conteúdos de qualidade e interatividade numa sociedade cada vez mais virtual”, afirmou Adriana em comunicado à imprensa.

Repensar linguagens e modelos de comunicação tem sido o grande desafio dos museus do mundo inteiro. E a internet parece ter vindo para ajudar nessas dinâmicas. No caso do Brasil, existe um paradoxo. Em 2010, o país apareceu pela primeira vez no ranking dos museus e exposições mais visitados do mundo. No mesmo período, pesquisa do IBGE revelou que 70% dos brasileiros nunca havia visitado uma exposição.

A estatística alarmante incentivou a criação do Mutz, guia online e colaborativo de museus, idealizado pela historiadora e especialista em mídias sociais Ana Paula Gaspar. “Por mais que não saibamos exatamente porque as pessoas não frequentam museus, uma hipótese foi a de que se pudéssemos criar e reforçar boas estratégias de comunicação nas mídias digitais, talvez pudéssemos conquistar mais público”, afirmou a fundadora do projeto, em entrevista ao site Cultura e Mercado, em fevereiro.

Ana Paula foi uma das participantes do projeto Empreendedores Criativos, no ano passado – a partir deste mês, o projeto ganha uma nova edição, mais uma vez com o apoio do banco Santander. Ela participa do encontro promovido pelo Residência Cri@tiva para falar sobre a história do Mutz e sua experiência no tema.

Durante o evento também será realizado o lançamento do livro Reprograme, do jornalista Luis Marcelo Mendes. A publicação aborda as trocas entre museus e público, a partir de três pilares: comunicação, branding e relacionamento.

Entre os entrevistados estão Julia Hoffman, responsável pelas equipes de design e marketing do Museum of Modern Arts de Nova Iorque; a belga Régine Debatty, autora do blog we-make-money-not-art.com; e o brasileiro André Stolarski, coordenador de Comunicação da Fundação Bienal de São Paulo, entre muitos outros nomes de peso do setor.

Para mais informações sobre encontro, acesse www.residenciacriativa.com.


author

Jornalista, foi repórter do Cultura e Mercado de 2011 a 2013. Atualmente é assessor de comunicação da SPCine.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *