A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) recebe inscrições para pessoas interessadas em expor na Feira da Lagoa, uma iniciativa coordenada pelo Centro Cultural Bento Silvério, o chamado Casarão da Lagoa. As propostas podem ser enviadas à Coordenadoria de Eventos e Assuntos Comunitários até o dia 23 de novembro de 2007.A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) recebe inscrições para pessoas interessadas em expor na Feira da Lagoa, uma iniciativa coordenada pelo Centro Cultural Bento Silvério, o chamado Casarão da Lagoa. As propostas podem ser enviadas à Coordenadoria de Eventos e Assuntos Comunitários até o dia 23 de novembro de 2007.
Coordenada pela Prefeitura Municipal, por meio da FCFFC, a Feira da Lagoa é cooordenada por Roni Silveira na perspectiva de preservar as tradições manuais, valorizando as atividades das rendeiras, dos pescadores e de outros profissionais que criam produtos em cerâmica, cestaria, arte em conchas, rendas de bilro, patchwork, bijuterias, biscuis, mosaicos, sabonetes, bruxas de pano, material reciclado, trabalhos em palha, fantoches, velas decorativas, brinquedos pedagógicos, móbiles, etc.
A iniciativa prioriza o artesanato local, ou seja, as habilidades dos moradores da região da Lagoa da Conceição. Roni Silveira vê a Feirinha da Lagoa cumprindo distintos papéis, entre eles, o de geração de oportunidades para mais de cem famílias que melhoram mensalmente os seus rendimentos. Destaca também a saudável troca de experiências entre os próprios participantes e eles com a comunidade. Neste intercâmbio, o consumidor muitas vezes contribui com as descobertas de outras técnicas manuais, bem como, caso seja seu interesse, aprende habilidades. A exposição estimula a imaginação do visitante, aponta outros caminhos com relação ao uso de materiais, sobretudo, os alternativos.
A Feirinha agrega eventualmente apresentações musicais, como o boi-de-mamão ou, então, peças teatrais, que ajudam a movimentar o encontro e, ao mesmo tempo, oferecer lazer e cultura.