Fortaleza sediará evento onde também acontecerá o lançamento do portal Música BrasilO Ministro da Cultura, Gilberto Gil, participa nesta quinta-feira, dia 10 de agosto, às 17h, da quinta edição da Feira da Música 2006, em Fortaleza, para lançar a proposta da Feira Música Brasil, um evento de negócios da música brasileira, que deverá ocorrer em Recife, em fevereiro de 2007.

A Feira Música Brasil integra uma pauta de ações para o desenvolvimento da economia da cultura no país, iniciada com o Projeto de Exportação da Música do Brasil. A ação conta com as parcerias do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) entrará com as linhas de crédito para salas de cinema e projetos editoriais. E o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai colaborar para a coleta de dados sobre o setor cultural. Essas inciativas foram pilotos que atualmente integram o Programa de Desenvolvimento da Economia da Cultura (Prodec), recém-aprovado pelo Ministério do Planejamento, e que tem três eixos de ação: estudos, capacitação e promoção de negócios.

A Feira Música Brasil terá como foco a criação de um ambiente de negócios, que envolverá empresas e empreendedores de toda a cadeia produtiva da música. Pretende ser a grande vitrine da música brasileira e de seus produtos, atraindo compradores de dentro e de fora do país. A Feira também será palco de debates sobre as questões mais importantes para o setor, como, por exemplo, novas tecnologias e modelos de negócios, formas de gestão de propriedade intelectual, comércio digital de fonogramas, entre outros. Abrigará também apresentações de artistas, clipes e audiovisuais de música, sempre com o foco na promoção de negócios.

Em Fortaleza deverão ser discutidos a proposta de formato da feira de negócios e o conteúdo dos debates, além da identificação de interlocutores prioritários com quem os realizadores e empresários do setor desejam discutir seus projetos e produtos.

Feira da Música 2006 – Além dos shows, o evento terá ainda oficinas, workshops, apresentações musicais, cursos, palestras, debates, feira de negócios, espetáculos, lançamentos de livros, Cds e DVDs. E um curso para os participantes da Popkomm – programa de intercâmbio cultural entre Brasil e Alemanha que tem como objetivo intensificar as relações entre os dois países -, que será realizada no mês de setembro, em Berlim.

Durante a Feira, acontecerá ainda o lançamento do Portal Música do Brasil (www.musicfrombrazil.com). Essa ação é realizada pelo Sebrae, pela Apex e pelo Ministério da Cultura. Além de instituições do setor, como Associação Brasileira do Gerenciamento da Imagem e Informação (ABGI), Associação Brasileira da Música Independente (ABMI) e a Brazilian Music & Arts (BM&A).

O site terá todas as ferramentas necessárias para que artistas, produtores e demais profissionais da indústria da música conheçam a realidade dos mercados externos e possam se preparar para exportar, de forma profissional, seus produtos e serviços.

A V Feira da Música é uma realização da Associação dos Produtores de Disco do Ceará (Prodisc), RPS Eventos e o Sebrae-CE, e conta com o apoio do Ministério da Cultura (Lei Rouanet), Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza.

Fonte: Ascom/MinC


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *