De 21 a 30 de setembro, aconteceu em Belém (PA) a XVI Feira Pan-Amazônica do Livro, considerada o maior evento literário da região Norte. Neste ano foram movimentados R$ 14,2 milhões em negócios, com um total de 793 mil livros vendidos.
Segundo a organização do evento, a Feira atraiu 407 mil pessoas ao Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. No total, foram mais de 90 mil títulos em exposição nos 223 estandes, com cerca de 500 editoras representadas.
Além dos livros de literatura geral, a feira teve um espaço dedicado à literatura infantil e revistas, além de exposições e as atividades acadêmicas, culturais e artísticas, como oficinas, workshops e palestras. Neste ano também aconteceram uma mostra sobre sustentabilidade e o Salão do Humor.
O país homenageado nesta edição foi Portugal e a comunidade lusitana, com a Mostra de Cinema Português Contemporâneo, que trouxe obras de diretores portugueses, e encontros literários com autores portugueses.
Produção local – A feira disponibilizou um espaço especial para as produções locais, como as publicações da Editora Estudos Amazônicos. Segundo afirmou à reportagem do G1 o diretor executivo da editora, Paulo Palmieri, a criação de uma editora voltada para a produção amazônica era uma lacuna que precisava ser preenchida. “Estamos seguindo uma linha muito didática, porque há uma natureza muito forte de escrever sobre a Amazônia de uma forma diferente, de dentro para fora”, afirma.
Palmieri contou que a produção local ainda enfrenta dificuldades, apesar da necessidade, mas que o grande objetivo da iniciativa na Feira foi permitir o acesso aos conteúdos produzidos na região.
Clique aqui para ler a matéria.
*Com informações do G1 e do site da Secretaria de Estado da Cultura do Pará