Entre os dias 18 e 25 de setembro, a praia de Canoa Quebrada, em Aracati/CE, será palco para o 6ª Festival Latino-americano de Curta Metragem, que divulgou nesta semana a lista dos selecionados de 2010. Nessa edição foram inscritos 415 trabalhos, sendo 353 vídeos e 62 filmes Do total foram selecionados 43 vídeos e 21 filmes.
O Festival recebeu inscrições de todas as regiões do país, nos gêneros ficção, documentário e animação. Na categoria filmes, quatro cearenses foram selecionados: Fractais Sertanejo (Documentário), de Heraldo Cavalcanti; O Som do Tempo (Ficção), de Petrus Cariry; Los Minutos Las Horas (Ficção), de Janaina Marques; Segunda Chance (Ficção), de José Eugênio da Costa Neto. São Paulo também teve quatro trabalhos selecionados. O Rio Grande do Sul compete com três, enquanto Rio de Janeiro e Minas Gerais com dois filmes, além de Pernambuco, Goiás, Para, Maranhão, Santa Catarina e Distrito Federal com um selecionado.
Na categoria vídeo, o Ceará foi selecionado com quatro: Boa Noite Alice (animação), dos cineastas Carlos Arthur e Henrique Oliveira; O Pescador e a Sereia (ficção) de Arnaldo Lima; Aos Mortos de Morte Morrida (Ficção), de Sidneia Luzia; e Todos São Francisco (Documentário) de Nany Oliveira. São Paulo será representado com nove vídeos; Rio de Janeiro com sete; Rio Grande do Sul com cinco; Minas Gerais e Pará com três; Alagoas, Pernambuco e Distrito Federal com dois vídeos cada, e Goiás, Paraíba, Bahia e Santa Catarina com um respectivamente.
Durante o festival, todos os selecionados na sessão competitiva serão exibidos na praça principal de Canoa Quebrada e concorrerão ao Troféu Lua Estrela nas categorias de melhor filme, melhor direção, melhor roteiro, melhor fotografia, melhor trilha sonora, melhor direção de arte, melhor ator, melhor atriz e melhor montagem. Paralelo aos filmes, o evento vai realizar oficinas, palestras e debates tendo como tema principal a defesa ao meio ambiente.
Para mais informações, acesse s://www.curtacanoa.com.br/