Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo realiza I Teleconferência sobre Formação Cultural pela sistematização do planejamento de oficinas culturais e programas associados
Para encerrar as atividades de 2005, da rede de Oficinas Culturais e programas associados, a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo realiza no dia 19 de dezembro a I Teleconferência sobre Formação Cultural.
O objetivo do encontro é propor uma abrangente discussão entre os realizadores e participantes das Oficinas e programas, entre os produtores culturais, secretários municipais de Cultura, e demais interessados na área cultural para, além de fomentar uma ampla atualização do público interessado, colaborar com a sistematização do planejamento previsto para a rede paulista de Oficinas Culturais e programas associados.
As conferências, reunindo especialistas nas áreas de Artes Visuais, Cinema e Vídeo, Cultura e Patrimônio Imaterial, Dança, Fotografia, Gestão Cultural, Literatura, Teatro e Circo, acontecerão no auditório da sede da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e serão transmitidas via satélite para as 12 regiões do Interior e Litoral do Estado, onde estão situadas as Oficinas Culturais.
Programa
19/12/2005 – segunda-feira
Manhã
9h30 – Abertura Oficial
Secretário de Estado da Cultura de São Paulo, João Batista de Andrade
Secretário-Adjunto de Estado da Cultura de São Paulo, Fábio Magalhães
10h00 – Gestão Cultural – José Carlos Durand
Doutor em Sociologia pela USP, com especialização na França e EUA em Teoria e Pesquisa em Sociologia da Cultura e do Consumo, Administração e Política Cultural. É coordenador do Centro de Estudos da Cultura e do Consumo (CECC) da FGV-EAESP.
10h30 – Artes Visuais – Stela Barbieri
Artista plástica, educadora, contadora de história e diretora de Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake.
11h00 – Intervalo
11h15 – Cinema e Vídeo – Marcelo Masagão
Cineasta, idealizador e coordenador do Festival do Minuto desde 1991, dirigiu os filmes “Nem Gravata nem Honra”, “Nós que aqui estamos, por vós esperamos” e recentemente “1,99 – Um Supermercado Que Vende Palavras”.
11h45 – Teatro e Circo – Hugo Possolo
Ator, diretor, palhaço, dramaturgo e um dos fundadores do grupo “Parlapatões, Patifes e Paspalhões”, com diversas premiações. Atualmente está em cartaz com o espetáculo-solo “Prego na Testa”, com direção de Aimar Labaki.
12h15 – Debate com o público
12h45 – Encerramento
Tarde
14h15 – Cultura Popular e Patrimônio Imaterial – José Guilherme Magnani
Professor da Universidade de São Paulo, Doutor em Ciências Humanas e Coordenador do Núcleo de Antropologia Urbana. É autor, entre outras publicações, de “Festa no Pedaço: Cultura Popular e Lazer na Cidade”, “Na Metrópole: Textos de Antropologia Urbana” e “Mystica Urbe: Um Estudo Antropológico Sobre o Circuito Neo-Esotérico na Metrópole”.
14h45 – Literatura – João Silvério Trevisan
Escritor, ensaísta, dramaturgo, tradutor, roteirista, coordenador de oficinas literárias e diretor de cinema. Recebeu inúmeros prêmios em teatro, cinema e literatura. Tem obras traduzidas para diversas línguas. Escreve para jornais e revistas de todo o País e do Exterior. Dentre suas últimas obras, destacam-se: “Ana em Veneza” (romance) e “Devassos do Paraíso” (ensaio).
15h15 – Intervalo
15h30 – Dança – Graziela Rodrigues (Campinas)
Bailarina, coreógrafa, psicóloga, Doutora em Artes, professora de dança e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação no Instituto de Artes da UNICAMP, onde exerceu o cargo de Coordenadora do Curso de Graduação em Dança de 1997 a 2005.
16h00 – Fotografia – Iatã Cannabrava
Fotógrafo e produtor cultural realizou mais de 30 exposições no Brasil e no Exterior, com várias premiações. Autor de diversos livros, entre eles “Casas Paulistas – Fragmentos de uma Utopia Urbana”.
16h30 – Debate com o público
17h00 – Encerramento
da RedePensarte