Organizadores definem na semana que vem o Conselho Diretor do processo internacional. Será um ?desdobramento na área cultural do Fórum Social Mundial?, diz Roberto Malta, da Rede BrasilPor Sílvio Crespo
16/04/2003
O Fórum Cultural Mundial, processo de discussão e reflexão internacional sobre cultura, começa a tomar forma. No próximo dia 25, sexta-feira, as instituições privadas e governamentais que organizam o projeto farão uma reunião em São Paulo para definir a formação do Conselho Diretor, do Conselho Curador e a estrutura organizacional. ?Queremos que o Fórum seja um desdobramento na área cultural do Fórum Social Mundial?, explica Walter Roberto Malta, presidente da Rede Brasil, gestora do Fórum Cultural.
Processo
Uma das preocupações dos organizadores é dar início um processo, e não um simples evento de debates. Por isso, haverá uma série de encontros regionais, ao longo do ano, para envolver o país todo no processo. ?Esse é o momento de as pessoas conhecerem o Fórum e formarem um olhar sobre ele?, diz Malta. Os seminários regionais deverão alimentar a formação de Comitês Temáticos de discussão. ?Esse processo irá mostrar qual é a missão do Fórum, para a partir daí as pessoas se agregarem?, continua o presidente da Rede Brasil.
Não haverá abertura de inscrições, com prazos e burocracias. Desde já, as pessoas e entidades que quiserem se agrupar e participar das discussões, dentro das vária temáticas artísticas e culturais, devem entrar em contato com a Rede Brasil, pelo e-mail rede-brasil@uol.com.br.
O passo seguinte aos encontros regionais será a realização de um encontro nacional, em março de 2004, quando todas as idéias debatidas até então serão consolidadas. Os demais países participantes passarão pelo mesmo processo até que, de 26 de junho a 4 de julho, todos eles se reunirão em São Paulo no Fórum Cultural Mundial.
Permanente
Mas o Fórum não se encerra aí. A intenção dos organizadores é fazer um processo permanente. Por isso, já está prevista que uma percentagem do patrocínio será destinada à próxima edição, que poderá acontecer em 2007. ?O Fórum Cultural Mundial, uma vez iniciado, tem a tendência de não parar mais?, conta Malta.
Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.