Fórum Internacional [Rio] cidadecriativa - Cultura e Mercado

Fórum Internacional [Rio] cidadecriativa

Entre os dias 07 e 09 de outubro de 2010 será realizado no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM – RJ) o Fórum Internacional [Rio] cidadecriativa – Arte e cultura na transformação de lugares, bairros e cidades.

O evento pretende convidar à reflexão de como os ambientes podem encorajar a imaginação, a criatividade, a diversidade e o espírito empreendedor e como estes são vitais para o desenvolvimento de Cidades Criativas. O conceito, elaborado por Charles Landry, indica espaços urbanos onde a articulação eficiente entre atividades artísticas e indústrias culturais, articuladas entre si e com o poder público e privado e ancoradas em práticas ambientais e sociais responsáveis, é capaz de produzir uma efervescência cultural que desenvolve, atrai e retém talentos, promove diversidade social, aumenta a oferta de empregos, gera maior engajamento cidadão, acolhe turistas, desenvolve o potencial criativo de empresas e, assim, contribui significativamente para a economia da cidade e qualidade de vida de seus habitantes.

Durante o fórum pretende-se ainda estabelecer diálogos e parcerias construtivas para implementar projetos de revitalização criativa de áreas e bairros do Rio, entender melhor como se pode desenvolver clusters criativos e, principalmente, promover práticas efetivas para que os benefícios advindos desses esforços possam se estender por toda a cidade.

7000 Paisagens Discretas
Como parte da programação, o projeto Paisagens discretas propõe a reflexão sobre como cada indivíduo atua, interfere e reinventa os lugares em que vive em gestos as vezes pouco perceptíveis, se vistos unitariamente, mas que, ao se acumular, acabam por transformar o entorno.

Trabalhando com o conceito de Escultura Social, de Joseph Beuys, que percebe a arte como principal potência transformadora da sociedade, o projeto propõe o ser humano como artista, em suas tentativas de estruturar e dar forma a sociedade e ao meio ambiente, e a própria cidade como obra de arte, representação espacial de pensamento e poesia. A ideia é motivar criações que sejam embebidas de paisagens afetivas, físicas e estéticas da cidade. E sugerimos pequenos gestos, imagens tênues que reforcem, ampliem ou reinventem as cargas simbólicas dos lugares, intervenções mínimas, – que pudessem sugerir outras formas de olhar e de estar.

7000 Paisagens Discretas terá início  durante o Forum, mas se estenderá por 10 anos, até que 7000 gestos discretos aconteçam e transformem sutilmente o entorno, assim reafirmando uma relação intencionalmente transformadora do cidadão com sua cidade.

PechaKucha Carioca Criativo
Além do projeto Paisagens Discretas, o PechaKucha Carioca Criativo também faz parte dos eventos especiais do Forum Internacional [Rio] Cidade Criativa, apresentando ao público carioca do conceito de PechaKucha, palavra correspondente a “bate-papo” em japonês e que foi criado em 2003, em Tóquio, para que jovens designers e arquitetos pudessem se encontrar, mostrar ideias e trabalhos em público e estabelecer relações com outros artistas e eventuais apresentadores e investidores.

Desde então, eventos de PechaKucha vem se alastrando pelo mundo, atraindo a atenção de milhares de espectadores, que lotam teatros e lugares não convencionais para ver a o trabalho de jovens criativos, que se apresentam com narrativas pessoais e  projetos nas áreas mais variadas, sempre no formato 20 X 20: 20 imagens, cada uma com 20 segundos, totalizando 6mim e 40 seg. de apresentação. Durante este tempo, concomitantemente às imagens, o apresentador pode complementar sua apresentação como achar mais interessante: por exemplo, um fashion designer pode falar sobre suas angustias criativas, contar como sua família reage a sua escolha, fazer um desfile, entregar aos participantes outros materiais, enfim – usar sua criatividade.

Os idealizadores de PechaKucha relataram que segredo para uma ótima apresentação de PechaKucha é mostrar algo que a pessoa goste muito. A maioria das pessoas aproveita a oportunidade para apresentar seus últimos trabalhos ou uma ideia original que queira desenvolver. Mas algumas pessoas apresentam seu álbum de fotos de família, suas coleções de cartões postais antigos, ou sua ultima visita a um lugar interessante.

Para mais informações sobre o fórum, inscrições e programação, acesse s://www.cidadecriativa.org/

Acessar o conteúdo