A iniciativa do Fórum realizado na UNICAMP, no dia 1º de dezembro, traz à tona questões importantes da relação entre os países do Cone Sul, que vem se estreitando na esfera econômica e política. Mas esses acordos internacionais de comércio têm sempre conseqüências para as expressões e identidades culturais dos países que nem sempre são considerados e avaliados com a dimensão merecida.

É com esse objetivo, que a Universidade de Campinas e o Instituto de Artes organizam a discussão, revendo “uma série de questões relativas ao campo da cultura e da arte num contexto de integração regional”, como afirmam seus organizadores.  Eles analisam que  “a integração econômica desses países ainda é um projeto. Os primeiros passos dados ao longo de pouco mais de uma década, ainda são insuficientes para que possamos reconhecer a existência, de fato, de uma área de comércio integrado, chamada Mercosul. Porém, os pequenos avanços registrados nessa direção não negam a tendência de formação de uma região economicamente integrada, de cunho supra-nacional, ao sul da América do sul”.

E para refletir sobre a circulação de bens simbólicos no âmbito do Mercosul, segundo o relevante contexto da diversidade cultural, foram convidados especialistas ligados à sociologia da cultura, ao estudo das relações internacionais e à investigação sobre políticas culturais. O Encontro também pretende buscar maneiras de desenvolver a “integração dos mercados culturais”, por meio de políticas culturais que respeitem e promovam a diversidade cultural dos países e regiões.

No Fórum, está previsto o lançamento da Coleção Democracia Cultural, editada pelo Instituto Pensarte e pela Escrituras Editora com os títulos Diversidade Cultural, de Leonardo Brant e Democracia Audiovisual, de André Martinez. Os autores também irão compor as mesas de debates.

Informações
Local: Auditório da Biblioteca Central
Data: 01 de dezembro de 2005
Horário: das 09:00 às 17:00h
Inscrições no site: s://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/foruns-artes.htm

Informações adicionais:
Centro de Produções/IA – Telefone: 3788-6573
ceprod@iar.unicamp.br

Programação

MANHÃ

9h – Abertura:

Prof. Fernando Costa – Vice-Reitor e Coordenador Geral da Unicamp
Prof. Luiz Cortez – Coordenaria de Relações Internacionais
Prof. José Roberto Zan – Diretor do Instituto de Artes

9h15 – Mesa: “Cultura, Integração Regional e Mundialização”

Guillermo Rubem – Antropólogo, Professor Livre Docente do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNCAMP e coordenador do Centro de Pesquisas “Culturas Empresariais”, também do IFCH.. Foi professor de diversas Universidades na América Latina (México, Venezuela, Argentina), assessor da Coordenadora das Centrais Sindicais do Cone Sul (CCSCS) e autor de diversos livros e artigos no Brasil e no exterior.

André Martinez – Diretor-executivo da Brant Associados, autor do livro “Democracia Audiovisual” e professor titular da Universidade Anhembi Morumbi. Foi coordenador dos programas culturais do SESC-RS e diretor de programação do Teatro SESC Porto Alegre. Implantou e dirigiu a Fundacine (RS). É vice-presidente do Instituto Vygotskij e diretor executivo do Instituto Diversidade Cultural.

10h45 Pausa para café

Mediador: José Roberto Zan

12h15 – Pausa para almoço

TARDE

14h – Mesa: “Diversidade Cultural e Integração dos Mercados de Bens Culturais no Cone Sul”

Leonardo Brant – Consultor e pesquisador em política cultural, Brant é sócio-diretor da Brant Associados. É fundador e diretor do Instituto Pensarte e publisher responsável pela revista eletrônica Cultura e Mercado. É vice-presidente da International Network for Cultural Diversity (INCD) e presidente do Instituto Diversidade Cultural. Autor dos livros Mercado Cultural, Políticas Culturais vol.1 (org.), Diversidade Cultural (org.) e O Papel de cada um (org.).

José Flávio Sombra Saraiva – Diretor do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais. Professor adjunto do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília. Chefe da Assessoria Internacional da Universidade de Brasília, Professor do Instituto Rio Branco, ligado ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil e organizador do livro Industrias Culturais no Mercosul.

15h Pausa para café

Eliezer Rizzo de Oliveira- Diretor do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL) – Memorial da América Latina. Professor do IFCH-UNICAMP e pesquisador na área de “Forças Armadas e Regimes Políticos”. Publicou livros e artigos sobre temas relacionados.

Mediador: José Roberto Zan

17h- Encerramento 

Luiza Morandini


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *