Ministro da Cultura francês, Jean-Jacques Aillagon, apoia escolha do Brasil como país-tema em 2005. Grupo de especialistas, diretores e curadores estão no país para observarem a produção nacional 03/04/2003
Estação Brasil
As artes brasileiras foram escolhidas para ocuparem lugar de destaque em museus e teatros franceses no ano de 2005, segundo informou a Folha de S. Paulo. Entre elas, a fotografia deverá ganhar a maior visibilidade. De acordo com o jornal, especialistas e importantes diretores e curadores franceses estão no Brasil para melhor observar a produção nacional. Prevê-se até mesmo um desfile de escolas de samba na avenida do Champs-Élysées.
br>”Há uma grande expectativa em relação à “saison” (estação) brasileira, e por isso precisamos organizar algo com impacto”, diz um dos “visitantes”. Segundo disse à Folha, o próprio ministro da Cultura francês, Jean-Jacques Aillagon, é “um dos entusiastas do projeto”.
br>Namoro cultural
De acordo com o jornal, o grupo de especialistas já passou por Salvador, para conhecer a Fundação Pierre Verger, São Paulo, onde visitou galerias e coleções, como a Masp-Pirelli, e encontra-se hoje no Rio. A Folha destaca ainda que a mostra Paris Photo, que acontece em novembro, já está programada e também terá o Brasil como tema.
br>Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.