Funarte coloca raridades do seu acervo na web - Cultura e Mercado

Funarte coloca raridades do seu acervo na web

Com documentos que remetem a importantes capítulos das carreiras de Cartola, Nelson Rodrigues e Walter Pinto, entre tantos outros nomes da cultura nacional, chega à web o Brasil Memória das Artes, que reúne materiais digitalizados do acervo do Centro de Documentação da Funarte.

Criado como uma seção do Portal das Artes (s://www.funarte.gov.br/), o espaço disponibiliza registros raros da história das artes no país, muitos deles contextualizados por textos e vídeos produzidos recentemente por uma equipe de pesquisadores.

O site traz preciosidades como as gravações de shows de Cartola no Projeto Pixinguinha, na década de 70, em que o sambista interpreta clássicos como “Alvorada”, “As Rosas não Falam” e “O Mundo é um Moinho”. Nas turnês viabilizadas pelo projeto, o compositor dividiu o palco com João Nogueira (1977), Carlinhos Vergueiro e Claudia Savaget (1978).

O acervo Projeto Pixinguinha guarda também os áudios de um show antológico de Alceu Valença e Jackson do Pandeiro (1978). O repertório alternava sucessos dos dois artistas, como “Sol e Chuva” (Alceu) e “Chiclete com Banana” (Jackson).

Os arquivos do Cedoc vêm sendo digitalizados desde 2000, mas boa parte do material é inédita. Exemplos disso são as imagens da Coleção Foto Carlos. Indispensáveis à memória do teatro brasileiro, elas foram produzidas pelo requisitado estúdio de Carlos Moskovics entre os anos 1940 e 1980. Registros das montagens de “César e Cleópatra” (1944), “A Bruxinha que era Boa” (1958) e “My Fair Lady” (1963) compõem a Coleção, adquirida pela Funarte em 1993, com cerca de 40 mil negativos.

*Com informações do Jornal A Gazeta.

Acessar o conteúdo