Em 30 anos de atividades, a FCS consolidou-se como um moderno centro de exibição, produção e formação de recursos humanos para o mercado cultural brasileiroPor Deborah Rocha
29/01/2003

Produção artística
Administrado pela Fundação Clóvis Salgado, órgão da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, o Palácio das Artes constitui um dos mais complexos e dinâmicos centros de exibição e produção artística da América Latina. Localizada na região central de Belo Horizonte, a Fundação dispõe de recursos cênicos e acústicos de elevado padrão técnico para a montagem de óperas, peças teatrais, concertos de orquestra, espetáculos de dança e shows de música popular, além de salas adequadas para exposições, exibição de filmes, lançamento de livros, palestras, congressos e seminários. Nos seus 18,5 mil metros quadrados de área, abriga o Centro de Formação Artística (CEFAR), com escolas profissionalizantes de teatro, música e dança, os Corpos Artísticos Permanentes – Orquestra Sinfônica, Companhia de Dança e Coral Lírico -, além de manter um Coral Infantil e uma Banda Sinfônica.

Mercado cultural
Criada pela Lei 5455 de 10 de junho de 1970, a então Fundação Palácio das Artes passou a se chamar Fundação Clóvis Salgado em 1978. Ao longo dos seus 30 anos de atividades, a Fundação Clóvis Salgado consolidou-se como um moderno centro de exibição, produção e formação de recursos humanos para o mercado de artes e espetáculos, reafirmando, a cada ano, sua crescente presença no mercado cultural brasileiro. Em 2001, cerca de 535 mil pessoas assistiram aos espetáculos da Fundação. Sua programação está inteiramente disponibilizada no site, assim como a descrição dos cursos oferecidos pelo CEFAR, Centro de Formação Artística, e a atuação dos Corpos Artísticos no mercado cultural. O curso de Gestão Cultural e de Extensão voltada para crianças são também opções de qualificação de profissionais da cultura e de desenlvimento artístico infantil, respectivamente.

Parceria
A Fundação Clóvis Salgado orienta-se também para uma gestão em marketing com utilização das técnicas da administração cultural que vêm sendo utilizadas nos últimos anos. A relação com as empresas, nesse cenário, amplia-se, redefinindo o conceito de parceria. A FCS trabalha, portanto, para oferecer um acompanhamento das ações dos parceiros, potencializando seus investimentos. Neste sentido, disponibiliza em seu site as vantagens da união entre o fato cultural e a estratégia da empresa, e as possibilidades de adequação do investimento cultural à necessidade de posicionamento mercadológico do patrocinador.

Copyright 2002. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *