Inaugurada em 23 de fevereiro em São Paulo, instituição visa estimular a produção de estudos sobre escultor que participou da Semana de Arte Moderna e tem oito monumentos espalhados pela cidade.No Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, foi inaugurada, no dia 23 de fevereiro, a Fundação Escultor Victor Brecheret, que tem como objetivo divulgar a obra do artista de modo estimular uma reflexão da população paulistana acerca da importância dos seus trabalhos para a cidade. O escultor tem oito monumentos espalhados pela capital paulista, que estão na lista dos principais objetos a serem trabalhados pela fundação. A conservação desses monumentos será realizada pelo desenvolvimento do senso de cidadania junto à população da cidade. A fundação pretende difundir, entre crianças da periferia, informações sobre a importância das criações de Brecheret para a cidade. Para isso, um projeto, a ser será negociado com a Secretaria de Estado da Cultura, prevê a possibilidade de levar as crianças aos monumentos por excursões de ônibus, além de oferecer a elas contato com vídeos e livros sobre o escultor.
Idealizada por Sandra Brecheret Pelligrini, filha do escultor, a fundação tem também um projeto de trabalho com a população universitária, com o objetivo de estimular mais estudos sobre o artista. A princípio, Pelligrini pretende realizar um concurso de trabalhos sobre o Monumento às Bandeiras (grupo de 40 figuras instalado no Parque Ibirapuera), que completa 50 anos no dia 25 de janeiro de 2003, e levou 33 anos para ser construído. A idealizadora da fundação, que se dedica a estudos sobre o escultor há 30 anos, lançou, na ocasião da inauguração, seu oitavo livro sobre seu pai, A Escultura Religiosa de Brecheret. O livro, que aborda a arte sacra do escultor, é lançado em edição bilíngüe (português e inglês). O livro conta com 53 imagens, entre esculturas, desenhos e fotografias do artista, além da apresentação do poeta Paulo Bonfim e de textos de Sandra Pelligrini.
Coincidentemente, a inauguração da fundação ocorre na época em que se comemora os 80 anos da Semana de Arte Moderna. Victor Brecheret, artista modernista, participou da exposição com 20 de suas esculturas, embora estivesse em Paris como bolsista do Governo de São Paulo. Seu estilo, influenciado pelo iuguslavo Mestrovic, tendia para o linear e o despojado, aproximando-se do abstracionismo e, em sua última fase, da arte indígena.
Fundação Escultor Victor Brecheret – Museu da Casa Brasileira. Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.705, São Paulo. .