Ministro da Cultura criará órgão para unificar a gestão dos museus federais e acompanhar os municipais, estaduais e privados. Reforma do Ministério deve começar entre maio e junho08/04/2003

Federalização
O ministro da Cultura Gilberto Gil anunciou ontem, segundo o Jornal do Brasil, a criação de um instituto que irá unificar a gestão dos museus federais e acompanhar os municipais, estaduais e privados. Deste modo, fica retirada tal responsabilidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ainda sem nome definido, o Instituto dos Museus, como tem sido chamado, faz parte do conjunto de medidas de Gil para o ministério.

?Queríamos criar um braço do Ministério da Cultura dedicado aos museus, a exemplo do que acontece em países como França e Inglaterra?, disse o ministro, de acordo com o jornal. O secretário-executivo do Ministério da Cultura, João Luiz Silva Ferreira, explicou ao JB que fóruns com a comunidade do setor estão sendo organizados para definir a melhor forma para implantar as mudanças. ?É importante que a prioridade não seja a discussão interna, mas que se ouçam todos os setores envolvidos, destacou.

Reforma
Gil disse ainda, de acordo com o jornal, que o projeto de reforma do Ministério deve começar a ser implantado entre maio e junho. Entre as medidas da política cultural do ministério, uma das principais é aumentar os percentuais de renúncia fiscal.

Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *