Em julho, o compositor fará turnê pela Europa, junto com Maria Betânia, e se afastará provisoriamente do MinC. Mas garante que não vai deixar de lado os compromissos de ministroPor Sílvio Crespo
13/03/2003
O ministro da Cultura, Gilberto Gil, guardou o mês de julho para priorizar suas atividades artísticas. O tropicalista deve se licenciar do cargo para fazer uma turnê pela Europa, acompanhado da cantora Maria Betânia. Mas, segundo o Ministério, Gil não deve abandonar seus deveres de ministro. Em todos os países em que passar, pretende conjugar sua agenda profissional com encontros oficiais.
Recursos próprios
Gilberto Gil também deverá, ainda este ano, se apresentar em alguns países da América latina, dentre eles Uruguai, Chile e Peru. De acordo com o MinC (Ministério da Cultura), essas turnês já haviam sido marcadas antes de o tropicalista tomar posse, e são compromissos assumidos produtora de sua mulher, Flora Gil. O Ministério informa também que os eventos serão realizados com recursos próprios do cantor e de sua produtora, e que o governo não financiará as turnês.
Encontro com Mandela
No final de março, o ministro Gilberto Gil viajará para a África do Sul onde, além de participar do Festival de Jazz na Cidade do Cabo, cumprirá agenda oficial. Durante sua estada, se encontrará com o presidente Thabo Mbeki, e com personalidades como o bispo Desmond Tutu e o ex-presidente Nelson Mandela. Gilberto Gil vai propor uma cooperação cultural entre os dois países nas áreas de produção cinematográfica, musical e teatral. No mês de abril, o ministro irá a Maputo, Moçambique, para participar do encontro de Ministros da Cultura dos países de Língua Portuguesa.
Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.