Ministro quer envolver todas as áreas artísticas no Programa Fome Zero, e já planeja parceria com a ONU para realização de show beneficente14/01/2003

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, está propondo “um grande mutirão da cultura contra a fome e a miséria no Brasil”. Depois de participar da Caravana contra a Fome, em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou seus ministros para visitar três cidades pobres no nordeste brasileiro, Gil afirmou que é possível fazer uma mobilização de todos os artistas brasileiros para atender ao chamamento do presidente.

Show contra fome
“Pretendo mobilizar os artistas brasileiros e estrangeiros, de todas as áreas, para que participem da campanha contra a fome”, anunciou. Gilberto Gil é embaixador da FAO (Fundo de Alimentação e Agricultura da ONU) e está mantendo entendimentos com o diretor geral da instituição, Jacques Diuof, para realizar no Brasil, no próximo mês, uma reunião no Ministério da Cultura. A idéia do ministro é fazer no Brasil o show TeleFood ? um espetáculo transmitido pela televisão para várias partes do mundo, a exemplo do que é o “Criança Esperança”. Este show arrecadaria recursos para o Programa Fome Zero.

Mutirão das artes
“O objetivo de toda essa movimentação é fazer um grande mutirão da arte, um mutirão da cultura contra a fome. Estou convocando os artistas de nosso país para fazermos grandes shows musicais, leilões de objetivos de arte e outras iniciativas para o Programa Fome Zero. Não desejamos que essa mobilização se limite apenas ao meio musical. Nossos escritores, cineastas, artistas plásticos, dançarinos, atores, artesões. Todos devem participar. O Brasil precisa de nós neste momento. E nós sabemos dar o exemplo da cidadania, da solidariedade, do amor ao próximo”, explicou Gilberto Gil.

O ministro afirmou ainda que “o Brasil precisa de reformas políticas e medidas estruturais”. “Mas essas coisas pedem tempo, não acontecem da noite para o dia. Quem tem fome tem pressa e nós não podemos ficar apenas esperando. Temos de nos movimentar”, esclareceu.

Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *