Em Belo Horizonte, o atual ministro anunciou que pretende aproveitar a experiência daqueles que já ocuparam o cargo. Francisco Weffort está entre os convidados07/04/2003
O ministro da Cultura, Gilberto Gil, anunciou no dia 4 de abril, no encontro que teve com estudantes universitários em Belo Horizonte, que pretende criar o Conselho de ex-ministros da Cultura. O objetivo, segundo o ministério, é aproveitar as experiências desses servidores em governos passados em prol da política cultural brasileira.
Entre os convidados para o Conselho está o professor da Universidade de São Paulo Francisco Weffort, criticado pelo próprio Gilberto Gil por ter deixado a cultura, segundo o atual ministro, à mercê das leis de incentivo. Além de Weffort, o professor da Universidade Federal de Minas Gerais Aloísio Pimenta, o embaixador José Aparecido de Oliveira, primeiro a ocupar o cargo, e o economista Celso Furtado também foram convidados para o Conselho.
Conselho de amigos
O ministro confirmou também a intenção de criar o Conselho de Amigos da Cultura Brasileira, proposta anunciada em fevereitro deste ano. De acordo com o MinC (Ministério da Cultura), Gil já acertou com Jack Lang, ex-ministro da Cultura na França, a organização desse setor na Europa. Com o professor americano John Perry Barlow, o ministro brasileiro negocia uma representação nos Estados Unidos.
Um balanço das atividades do Ministério até agora, como a vinda da Agência Nacional de Cinema (Ancine) para o MinC e a criação de casas de cultura em municípios fizeram parte do discurso proferido em Belo Horizonte.
Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.