Em reunião com Jorge Werthein, Representante da Unesco no Brasil, ministro afirmou estimular projetos e estreitar relações comuns às instituições16/01/2003
Ponto de encontro
No primeiro encontro entre o Ministro da Cultura, Gilberto Gil, e o Representante da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) no Brasil, Jorge Werthein, Gil demonstrou entusiasmo em estabelecer ampla parceria com a Unesco nas diversas áreas de atuação comuns às instituições.
Durante a reunião, ocorrida ontem, dia 15 de janeiro, em Brasília, o ministro afirmou que estimulará a ampliação para todo o país do Projeto Escola de Paz, atualmente desenvolvido pela Unesco em parceria com os governos do Rio de Janeiro, Salvador e Recife. O projeto, voltado para inclusão social e redução de violência entre jovens, funciona com a abertura das escolas nos finais de semana oferecendo atividades culturais, esportivas e de lazer para os estudantes e comunidade. Pesquisas da Unesco comprovam que os índices de violência em torno das escolas que aderiram ao Projeto Escola de Paz estão diminuindo.
Políticas culturais
Gil e Werthein acertaram trabalhar conjuntamente na implementação de ações de capacitação e formação profissional para a área da cultura, consideradas prioritárias pelo ministro, que pretende criar centros de formação para artífices a gestores da área cultural. Da mesma forma, a Unesco deverá participar das ações de reestruturação institucional do Ministério e apoiar a formulação de políticas culturais para o País. Outro ponto acertado é que a Unesco e o MinC trabalharão juntos visando a participação do Brasil no Fórum Mundial das Culturas, previsto para acontecer em Barcelona, Espanha, em 2004.
Gilberto Gil, que também é Artista Unesco pela Paz, disse que pretende dinamizar as ações do Programa Monumenta, ampliando o seu nível de execução (volume de recursos utilizados). O Monumenta é um programa de revitalização de sítios históricos brasileiros, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e implementado em parceria do MinC e Unesco. Trata-se do maior programa do país na área de recuperação de sítios históricos, com o maior volume de recursos jamais destinados a essa finalidade, mas ainda em fase inicial de implantação.
Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.