Documento sintetiza demandas da comunidade cultural e propõe a elaboração de um censo do setor e a criação de um fórum permanente; ministro afirmou que apoiará iniciativaPor Sílvio Crespo
www.culturamercado.com.br
20/10/2003

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, recebeu nesta segunda-feira (dia 20), no Rio de Janeiro, a Carta Visões da Cultura (clique aqui para fazer o download), que sintetiza demandas da comunidade cultural para a elaboração de políticas públicas. O documento é resultado de ampla discussão da sociedade civil, que participou por meio de seminários e também pela internet. A carta foi entregue por Sérgio Ajzenberg, presidente do Instituto Pensarte, entidade que organizou o Visões da Cultura. O ministro afirmou ofereceu apoio à proposta do Visões de elaborar um censo da cultura no Brasil. O Visões propõe ainda a criação de um fórum permanente de cultura.

?É um projeto ambicioso sim, mas em 1998, quando a gente começou a organizar o Congresso Brasileiro de Cinema, ninguém podia esperar que o setor chegaria ao nível de organização que tem hoje?, diz o vice-presidente do Instituto Pensarte, André Martinez, que esteve presente na reunião com o ministro, ao lado da outra vice-presidente da instituição, Stella Rubio. Martinez participou da implementação da Fundacine, instituição gaúcha voltada para o fomento do mercado cinematográfico, e atuou na fundação do Congresso Brasileiro de Cinema.

O fórum permanente de cultura tem o objetivo de fazer um projeto de articulação de toda a comunidade cultural para instituir um organismo que represente com legitimidade o setor. O próximo passo é constituir a comissão que vai instalar o fórum.

A outra proposta do Visões, de fazer um senso cultural, tem o objetivo de trazer informações sobre a cadeia produtiva das atividades culturais. ?Queremos saber qual a extensão dessa cadeia, quantos nós somos, quem nós somos, qual a nossa importância econômica?, explica Martinez. ?Queremos entender o que é o setor e onde estão os problemas?. O MinC já vem dialogando com a Fundação Getúlio Vargas e com o Banco Mundial sobre o censo da cultura, e o Visões procurará uma ação complementar a essas iniciativas.


Leia também:
Cultura: disseminação de benefícios à sociedade – artigo de Sérgio Ajzenberg
Carta Visões da Cultura – documento entregue a Gilberto Gil

Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *