O músico retornou nesta quinta-feira da turnê pela Europa com a cantora Maria Bethânia; durante a viagem, Gil chegou a assumir compromissos oficiais em Portugal e na ItáliaPor Sílvio Crespo
24/07/2003
O cantor e compositor Gilberto Gil retornou hoje ao cargo de ministro da Cultura no momento em que ferve em todo o país uma discussão sobre políticas culturais, seja por conta do programa Cultura para Todos, em que o MinC convida a sociedade a opinar sobre o sistema de financiamento, seja pelo risco que correm as leis estaduais de incentivo à cultura.
Enquanto esteve fora, Gil aproveitou a ida de Lula a Portugal e assumiu compromissos oficiais, participando de solenidades nos dias 9 e 10 de julho. Na última segunda-feira, 21, o tropicalista foi a Roma a convite do prefeito local, Valter Veltroni, que já chefiou a pasta da Cultura da Itália. Em Roma, Gil afirmou estar lançando, ao lado dos ex-ministros Manoel Carrilho (Portugal), Jorge Semprum (Espanha) e Jack Lang (França), um movimento de “resistência” cultural para defender a diversidade e as “utopias realistas”.
O ministro interino Juca Ferreira volta ao cargo de secretário-executivo do Ministério.
Copyright 2003. Cultura Mercado. Todos os direitos reservados.