O Google lançou nesta quinta-feira o serviço Street View no Brasil, funcionalidade do Google Maps que permite a visualização panorâmica de ruas através de imagens capturadas por veículos no nível do solo. Segundo a empresa, inicialmente o Street View (s://www.exploreostreetview.com.br/) permitirá visualização de ruas de 51 municípios incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e suas áreas metropolitanas. Além dos maiores centros do país, há também visão de cidades turísticas.

“Agora vamos trabalhar para continuar cobrindo outras cidades e incluí-las no serviço”, afirmou o gerente de produtos do Google Brasil, Marcelo Quintella.

A operação brasileira do Google para coleta de dados do Street View se deu em parceria com a Fiat. A empresa de buscas online já tinha anunciado em junho de 2009 a parceria com a montadora.

O serviço Street View tem levantado questões sobre privacidade das pessoas, uma vez que torna disponível na Web imagens de fachadas e pedestres nas ruas, mas também já ajudou na solução de alguns crimes. O serviço é criticado em alguns países por fornecer imagens de localizações sensíveis, como bases militares.

Na Europa, o Google vem enfrentando recentes impasses na captação das imagens e informações usadas para criação e atualização do Street View.

Na Alemanha, milhares de cidadãos pediram que suas casas ficassem fora da visualização do serviço e na República Tcheca autoridades impediram que a empresa continuasse a coletar imagens para atualizar o Street View, alegando que o processo poderia violar as leis do país.

O produto foi lançado no Brasil no mesmo dia em que o Google anunciou a adição do latim como 58o idioma disponível, e a primeira língua morta, no serviço de tradução da companhia.

*Com informações da Reuters.


contributor

Atriz, pós-graduada em gestão da cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *