Geraldo Alckmin e a secretária Cláudia Costin lançam “raspadinha cultural”, sistema que poderá arrecadar até R$ 10 milhões anuais para o setor e criar nova fontes de recursos www.culturaemercado.com.br
13/10/2003

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a Secretaria de Estado da Cultura e o banco Nossa Caixa anunciam hoje, depois de mais de três anos de experiências, o início das vendas da Loteria da Cultura, a partir de amanhã, nas principais casas lotéricas do estado. De acordo com o Estado de S. Paulo, o valor arrecadado com as raspadinhas, que custarão R$ 1 cada cartela, será fonte de recursos para projetos culturais, do qual 25% será destinado para a Secretaria Estadual de Cultura. Estima-se que a arrecadação líquida para a cultura seja de R$ 10,2 milhões por ano. O evento de lançamento do novo jogo acontecerá hoje no MIS (Museu da Imagem e do Som, av. Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo), a partir das 19h.

Destino em jogo
Para garantir seu sucesso, uma ampla campanha de divulgação começa a circular a partir de quinta-feira, com a participação de estrelas como Regina Duarte, Beatriz Segall, Umberto Magnani, Clarisse Abujamra, Chris Couto, Norton Nascimento, Danton Mello e Eduardo Mancini. Segundo o Estado de S. Paulo, o destino do dinheiro arrecadado será decidido por uma Comissão de Programação, formada por seis integrantes da secretaria e seis da sociedade civil. Produtores independentes, de cinema, teatro, artes plásticas e dança, serão os principais “alvos”.

“Vizinho de cima”, o Rio de Janeiro, já tem sua loteria cultural, a Liga Rio, que deverá arrecadar R$ 40 milhões por ano, segundo estimativa da Secretaria Estadual de Cultura. Desde quarta-feira, quando começou a ser veiculada a campanha publicitária, apresentada pelos atores Carolina Dieckman e Vladimir Brichta, o telefone 09500123002 e o site www.09500.tv estão recebendo apostas. Cada uma custa R$ 3, valor debitado no cartão de crédito do apostador. O prêmio mínimo é de R$ 100 mil e 10% do levantado irá para projetos da secretaria (o restante será dividido entre a premiação, as telefônicas, a área social, os cartões de crédito e os operadores).

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