Em homenagem ao ator José Lewgoy, que participou de mais de 100 filmes e 22 novelas, a premiação será anual e contemplará curtas, longas, atores, atrizes e cinasta revelação28/03/2003

Foi assinado pelo governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto (PMDB) o decreto que institui o Prêmio José Lewgoy de Cinema, informa o Jornal do Brasil. O prêmio, homenagem ao ator gaúcho falecido em 10 de fevereiro último, abrangerá as categorias curta e longa-metragem, diretor, cineasta revelação e atuação para atriz e ator, segundo o jornal. Ocorrerá anualmente, sempre no dia 27 de março, véspera do Dia do Cinema Gaúcho.

O ator
De acordo com o Jornal do Brasil, o governador lembrou José Lewgoy como ”um dos grandes homens que tanto fizeram pela cultura e cinema nacional”. Ao longo de 50 anos de carreira, o ator participou de mais de 100 filmes, incluindo alguns marcos da história do cinema brasileiro, como Terra em Transe, de Glauber Rocha, Fitzcarraldo, do alemão Werner Herzog, O Beijo da Mulher Aranha, de Hector Babenco, e O Quatrilho, de Fábio Barreto. Na televisão, o Lewgoy atuou em Anjo Mau, Dancin’ Days e mais 20 outras novelas, segundo a agência de notícias Reuters.

Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *