O IDEA – International Design Excellence Award, um dos mais importantes prêmios de Design do mundo, realiza no Brasil sua primeira edição fora dos Estados Unidos, onde acontece há 30 anos. Batizado de IDEA/Brasil e organizado pela ONG Objeto Brasil, o prêmio anunciará seus vencedores dia 29 de maio, às 19h, em cerimônia e exposição no Teatro Shopping Frei Caneca, em São Paulo. A partir do dia seguinte, os premiados serão apresentados em exposição no 7º Piso do Shopping, das 10h às 22h, até 12 de junho.
A versão nacional do IDEA – que aponta as tendências e a excelência desse segmento no mercado americano e mundial – foi criada para o reconhecimento da qualidade do design produzido em nosso país. O objetivo principal do IDEA/Brasil é promover o design brasileiro por meio de uma série de ações. Entre elas, a exposição dos produtos finalistas em outras três capitais brasileiras – Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília – e duas cidades norte-americanas Washington e Phoenix. O site oficial do prêmio também disponibilizará uma mostra virtual dos vencedores.
Todos os concorrentes terão os cases de seus produtos publicados na Revista Innovation IDEA/Brasil, que será lançada no dia 8 de julho, às 19h, na Livraria Cultura da Avenida Paulista e dez dias depois em Washington, simultâneo ao anúncio mundial dos vencedores da edição internacional do IDEA pela BusinessWeek, em suas edições nos EUA, Europa e Ásia.
O evento de premiação contará com a participação do diretor-executivo da IDSA (Industrial Designers Society of America) e designer da Kyocera, Frank Tyneski, que detém inúmeros prêmios de design e mais de 50 patentes de desenho em seu nome. Os vencedores receberão um troféu de ouro desenhado pela GAD’ Branding & Design e placas de prata e bronze desenhadas por Newton Gama.
Os premiados do IDEA/Brasil são inscritos automaticamente no IDEA, edição internacional do prêmio. A versão americana é realizada pela IDSA, entidade representante do design nos EUA, com mais de 3.500 associados de todo o mundo.