A empresa como fenômeno cultural. Esse é o tema do 2o Fórum, que tem a presença confirmada de Gilberto Gil

Inovação: palavra de ordem das empresas que desejam estar preparadas para o futuro. Mas inovar depende da capacidade das corporações compreenderem-se e gerirem-se como sistemas de valores e de relações humanas. Como parte de uma sociedade cada vez mais complexa, diversa e repleta de contradições.

Em sua segunda edição, o Fórum Nacional de Cultura e Cidadania Corporativa  será realizado no dia 08 de maio, com o objetivo de pensar um sentido mais consistente para a responsabilidade social e enxergar uma ética real e possível. E também assumir a cultura como um elemento transformador para as empresas e seus stakeholders, sem reduzí-la a mero instrumento promocional. 

Conheça perspectivas e dimensões que poderão ampliar suas capacidades de relacionamento com a sociedade e com os mercados que ela pode constituir. A cultura, a ética e a sustentabilidade dissecadas muito além das visões departamentais e dos discursos prontos, porém vazios.

A empresa como fenômeno cultural. Os investimentos em empreendimentos sócio-culturais e em cidadania corporativa como inteligências para a configuração de ações e relações orgânicas, conscientes e efetivas com a sociedade.  A construção da organização do futuro.

PROGRAMAÇÃO – 8 DE MAIO DE 2006

>> Investimento Privado com Sentido Público (9h às 10h)
As corporações e os mercados são instituições da sociedade. O conceito de razão social vai muito além de uma designação de pessoa jurídica. Neste contexto, a responsabilidade social exige repensar as práticas de investimento cultural privado e as políticas públicas.

DANILO MIRANDA
Considerado uma das maiores autoridades do Brasil quando o tema é política cultural, Danilo é Diretor-regional do Sesc São Paulo, filósofo, sociólogo e autor do livro Ética e Cultura, entre outros.

Coordenação: LEONARDO BRANT – consultor de políticas culturais, é presidente da Brant Associados, autor dos livros Mercado Cultural, Políticas Culturais, vol.1 e Diversidade Cultural e vice-presidente da International Network for Cultural Diversity.

>> Café (10h às 10h30)

>> A organicidade da cultura na empresa – (10h30 às 11h30)
A organização é um fenômeno cultural. Uma rede de pessoas e conhecimentos capazes de criar, produzir e gerar efeitos positivos à sociedade. Construir políticas e estratégias a partir de uma visão humanista da identidade empresarial é o desafio da Arquitetura Cultural.

ANDRÉ MARTINEZ
Diretor-executivo da Brant Associados, André é idealizador do conceito de Arquitetura Cultural, autor do livro Democracia Audiovisual, consultor e conferencista internacional e professor titular da Universidade Anhembi Morumbi.

Coordenação: FÁBIO DE SÁ CESNIK – consultor jurídico especializado em cultura e terceiro setor, Fábio é sócio da Cesnik Quintino e Salinas Advogados, autor dos livros Projetos Culturais, Guia do Incentivo à Cultura e Globalização da Cultura.

>> Comunicação com sentido e valor (11h40 às 12h30)
A complexa sociedade do Terceiro Milênio definiu novos paradigmas para a comunicação empresarial. O branding tradicional cede espaço à formação de redes multilaterais de relacionamento sustentadas em processos culturais. Um sistema de diálogos estabelecido a partir da dimensão simbólica da empresa.

CARLOS PARENTE
Com mais de 12 anos de experiência nas áreas de RH, Marketing, Incentivos, Comunicação Interna e Endomarketing, Parente é diretor de comunicação da Avon Brasil. Especialista em processos de comunicação voltados à Integração de Culturas, Mudanças Organizacionais, Fusões e Aquisições, é professor de Comunicação Empresarial na ESPM e Marketing na FAAP.

Coordenação: ELlANE COSTAGerente de Patrocínio Cultural da Petrobras, onde é reponsável pela gestão de mais de 600 projetos da maior patrocinadora de cultura do Brasil. Eliane é Física com MBA em Comunicação com Formação em Marketing pela ESPM. .

>> Almoço (12h30 às 14h)

>> Negócios culturalmente sustentáveis (14h às 15h)
A corporação como um organismo vivo, naturalmente dotado de autonomia, ética e capacidade de criação. O potencial humano de gerar e gerir conhecimento é plataforma para a sustentabilidade do negócio. E faz da cultura uma dimensão estratégica para a organização.

LUIZ ERNESTO GEMIGNANI 
Presidente da Promon, empresa de engenharia considerada “a melhor empresa pra se trabalhar” no Brasil. O engenheiro Luiz Ernesto está à frente dessa empresa que tem como sócios os próprios funcionários.

Coordenação: ELlANE PINHEIRO BELFORT MATTOSDiretora Titular do Comitê de Responsabilidade SocialCORES na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

>> Processos integrados pela cultura (15h às 16h)
A empresa culturalmente sustentável compartilha desafios com seus stakeholders. Muito além das vantagens promocionais, organizações e empreendedores sócio-culturais podem formar alianças sinergéticas, com conveniências mútuas para seus negócios e grandes benefícios para a sociedade.

LALA DEHEIZELIN 
Sócia da Enthusiasmo Cultural e vice-presidente do Empresária e consultora, após duas décadas de forte atuação no setor cultural dedica-se ao trabalho com corporações, governos, agências de fomento e organismos internacionais na área de desenvolvimento e implementação de projetos e estratégias ligados à cultura e desenvolvimento, com foco em Economia Criativa.

Coordenação: LAURO PARENTEDiretor de Projetos da CultCorp, empresa focada em desenvolvimento de pauta para seminários corporativos, unindo cultura e o mundo corporativo. Lauro é economista.

>> Café (16h às 16h30)

>> Valores como práxis (16h30 às 17h30)
A atitude ética é muito mais complexa que a aplicação de um glossário politicamente correto. Muito mais que valores declarados e sistemas e ferramentas de regulação de conduta. A ética parte das pessoas que fazem a organização. Autonomia para pensar, agir e conviver é o primeiro passo para a sustentabilidade

LIA DISKIN
Co-fundadora e presidente da Associação Palas Athena, a Profa. Diskin é jornalista, membro do World Wildlife Fund, do Conselho Executivo da Conferência Internacional Educação do Futuro e membro fundadora do Instituto de Estudos do Futuro.

Coordenação: PRISCILA BELTRAME – Consultora Brant Associados, Beltrame foi consultora do PNUD e Nações Unidas para missão no Timor Leste e é doutoranda em relações internacionais pela Universidade Autônoma de Barcelona,

>> Política Pública: Desafio Compartilhado (17h30 às 18h30)
O investimento cultural privado integra uma política de EstadoDesde o surgimento das leis de incentivo fiscal, as empresas cumprem um papel fundamental para garantir aos brasileiros o acesso a suas práticas e expressões culturais. A responsabilidade social exige um alinhamento consistente entre decisões empresariais e demandas da sociedade

GILBERTO GIL
O atual Ministro da Cultura do Brasil é administrador de empresas, tendo trabalhado em uma grande multinacional. É um dos mais importantes compositores e intérpretes da música brasileira e um intelectual respeitado internacionalmente

Coordenação: LEONARDO BRANT – consultor de políticas culturais, é presidente da Brant Associados, autor dos livros Mercado Cultural, Políticas Culturais, vol.1 e Diversidade Cultural e vice-presidente da International Network for Cultural Diversity.

Data 8 de Maio de 2006

Local:
Hotel InterContinental
Al. Santos, 1123
Jardim Paulista

Horário: 9h00 às 18h30

Haverá intervalo para café e almoço

Inscrições

Telefone: (11) 3812-8636

E-mail: atendimento@cultcorp.com.br

Valor:

>> R$ 690,00 para inscrições pagas até dia 17/04/2006

>> R$ 830,00 para inscrições pagas após o dia 17/04/2006

Vagas Limitadas!

Iniciativa: Brant Associados – www.brant.com.br

Realização: CultCorp – www.cultcorp.com.br

da RedePensarte


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