Fundação Sacatar oferece residência artística em Salvador, espaço de criação e interação com a comunidade local; selecionados têm tudo pago, exceto gastos pessoais e materialPor Deborah Rocha
www.culturaemercado.com.br
15/09/2003
Cheryl Strayed, escritora americana, Rasheed Ali, músico porto-riquenho, Carlos Escamilla, artista plástico mexicano, Brad Fox, escritor americano, e Sylvia Torti, escritora americana, é a primeira turma de selecionados para o programa internacional de residência artística da Fundação Sacatar Brasil. E estão neste exato momento hospedados na Ilha de Itaparica, em Salvador, Bahia, uma espécie de recanto criativo, onde os cinco chegaram no início de agosto e ficam até outubro deste ano. A idéia é disponibilizar um espaço para que se produza arte e possibilitar, por meio dela, a interação dos artistas com a comunidade local.
Itaparica/Brasil
“Eu creio que o Brasil, em geral, e a Bahia, em particular, tem muito a ensinar ao resto do mundo. A cidade devora influências de outros países e usa essas influências para reafirmar suas próprias tradições e expressões culturais”, adjetiva Taylor Van Horne, diretor-executivo da Fundação Sacatar. Além disso, prossegue, “tudo é feito com pouco ou nenhum recurso. A espontaneidade e boa vontade do povo bahiano deveria contagiar o povo do mundo inteiro”.
Única na América do Sul entre as 300 espalhadas pelo globo e há dois anos em atividade no Brasil, a Fundação Sacatar oferece a cada premiado transporte aéreo, uma suite individual, refeições e ateliê. Não é oferecida ajuda de custos, sendo estes responsáveis por seus gastos pessoais e todo o seu material de trabalho.
De fora para dentro
Neste ano, foram 328 amostras e projetos de trabalho de artistas das mais diversas linguagens, oriundos de 57 países diferentes, interessados em participar do programa. Destes, 28 foram selecionados e serão recebidos na ilha até fevereiro de 2005, quando haverá novas inscrições para o programa. As inscrições já podem ser feitas no site www.sacatar.org , mas a seleção só ocorrerá em 2005. Poderão se candidatar pessoas de toda procedência, que serão selecionadas a partir de suas qualificações em qualquer área criativa.
Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.