Sexto Encontro Anual da International Network for Cultural Diversity enfatizará desenvolvimento humano. Democracia Audiovisual, de André Martinez, está na programação oficial
Logo após controversa reunião da Cúpula da Sociedade da Informação, em Tunis, a cidade de Dakar, no Senegal, receberá a 6a reunião anual da INCD, que vai de 17 a 21 de novembro.
O tema deste ano será Diversidade Cultural, a Coesão Social e o Desenvolvimento Sustentável, que chega em boa hora, pois a discussão analisará os efeitos positivos da Convenção da Unesco no mundo.
Delegados de todo o mundo, com predominância da África, que deve ocupar 75% dos assentos da Conferência discutirão estratégias para novas conquistas no campo da Diversidade Cultural, sobretudo no significado desse movimento para a resolução dos problemas mais estruturais do mundo, como distribuição de renda e a pobreza nos países do hemisfério sul.
Logo após a reunião da INCD chegam a Dakar quase duas centenas de ministros de cultura de todos os cantos do mundo, para a reunião anual da INCP (International Network for Cultural Policies), que farão a usual interlocução com a rede da sociedade civil, no dia 21.
É neste contexto que se insere a apresentação de André Martinez, autor do recém-lançado “Democracia Audiovisual”, que foi convidado pelo Comitê da INCD a representar o Brasil no Senegal. Apresentando o conteúdo de seu livro, um estudo analítico e propositivo inédito que propõe estratégias para o crescimento do setor audiovisual, conciliando esforços do poder público, dos agentes econômicos do setor e da sociedade civil. O autor amplia o debate sobre a questão audiovisual como fator determinante para a sustentabilidade de um projeto de nação, por meio de uma abordagem que ultrapassa o viés setorial que costuma pautar as discussões públicas sobre o assunto.
Outro assunto em pauta será a realização dessas conferências no Brasil, no ano de 2006. Gilberto Gil tentará convencer os participantes das redes de realizar as conferências durante o Fórum Cultural Mundial, que será realizado no Rio de Janeiro em julho de 2006.
Cultura e Mercado fará cobertura exclusiva dos eventos e trará novidades na próxima edição.
Confira a programação do evento:
Dakar, Senegal – 17 a 20 de Novembro de 2005
17 de novembro
9h -17h – Direção do comitê da INCD
Chegada das delegações
16h – 18h – Registro das delegações
19h – 22h – Boas-vindas e recepção.
18 de novembro
9h – 10h – Ajuste de etapas
Jacques Béhanzin,
Em nome da INCD, Jaques Béhazin discutirá a importância deste Encontro. Nos cinco anos passados, a principal preocupação foi em torno da Convenção da UNESCO e este Encontro representa a transição para o próximo estágio do trabalho da Rede.
10h30 – 13h – Construir capacidade criativa e indústrias culturais para aliviar a pobreza e alcançar a igualdade social.
Sultan Muhammad Razzak, Ferran Mascarell,Olaf Hansen, Nicolas Sawalo Cissé
Esta sessão discutirá como é possível diminuir a miséria e alcançar parâmetros de igualdade por meio do desenvolvimento de Indústrias Criativas.
14h30 – 16h – Construindo capacidade e responsabilidade no desenvolvimento de agências públicas e privadas.
Moderador: James Early
Burama Sagnia, Colin Mercer e Leah Enkiwe Abayo
Esta sessão continuará a explorar a importância de desenvolver a capacidade cultural e discutirá o papel que os agentes de desenvolvimento podem e devem atuar, promovendo o desenvolvimento do setor cultural. Burama Sagnia apresentará sua pesquisa.
16h30 – 18h – Workshops
Construindo uma indústria de música – Thomas Dyan, Aziz Dieng, Obafemi Lasode
Desenvolvimento de escritores e editores locais – Ludwig Laher, Madieyna Ndiaye
Desenvolvimento local e de ofícios tradicionais – Samba Awoly Seck, Peter Musa
19 de novembro
9h – 11h – Convenção pela proteção e promoção da diversidade das expressões culturais
Moderador: Peter Tade Adekunle, Garry Neil,
Essa sessão revisará o texto final, resultado da Conferência Geral da UNESCO realizada em outubro. O objetivo dessa mesa é determinar a estratégia da Rede no período que se segue.
11h30 – 13h – Monitoramento da OMC/GATS / Acordos bi-laterais de comércio
As negociações na OMC estão se movendo vagarosamente.
Os Estados Unidos e a União Européia têm em andamento acordos de livre comercio com outros países. Em alguns desses locais há a pressão de governos para mudar ou limitar as políticas culturais. Essa sessão discutirá os eventos e decidirá sobre a estratégia da Rede sob a luz da aprovação da Convenção da UNESCO.
14h30 – 16h – Workshops
Construindo uma indústria de cinema – Jacques Béhanzin, Gaïdo Ba, Bruce Paddington, André Martinez
Promovendo Artes Visuais – Oumar N’Dao, Viyé Ba
Grupos Etnolinguisticos/Povos indígenas – M’Bagnick N’Diaye, Rafael Segovia, Michel Beauchemin
16h30 – 18h – Encontro de negócios da INCD
Aprovação do relatório anual, situação financeira, Emendas da lei, Estatuto
20 de novembro
9h – 11h – Workshops
Trabalhando com agências de desenvolviemnto –
Trabalhando com os Ministros de Cultura –
11h30 – 13h – Encontros regionais
14h30 – 17h – Declaração final
18:h30 – Aproximação com a INCP – International Network for Cultural Policies (Rede Internacional pelas Políticas Culturais)
21 de novembro
Apresentação para a INCP, a Rede dos ministros pelas Políticas Culturais
Leonardo Brant, de Dakar, Senegal
Leonardo Brant é editor de Cultura e Mercado e vice-presidente da INCD.