Na madrugada do último domingo, um incêndio atingiu o Teatro Cultura Artística, localizado na região central da capital paulista. O desastre mobilizou a classe artística e o poder público, que esperam contar com a iniciativa privada para realizar a reconstrução do local.
Todo o terceiro andar do prédio, um dos teatros mais tradicionais de São Paulo, inaugurado em 1950, foi devastado e o teto cedeu. Todo o figurino das peças O Bem Amado e Toc Toc, além de dois pianos, entre eles um adquirido no início do ano no valor de cerca de R$ 100 mil, mesas de som e de luz e outros equipamentos foram destruídos. Ninguém ficou ferido, e, do prédio, o que permaneceu quase intacto foi apenas o painel de Di Cavalcanti que enfeita a fachada. As causas do fogo ainda não são conhecidas; segundo o corpo de bombeiros, ele pode ter sido provocado pela queda de um balão, por um curto-circuito ou mesmo por intenções criminosas.
A apólice de seguro do teatro, de cerca de R$ 5 milhões, foi destruída pelo incêndio e agora não se sabe com detalhes quais eram os direitos nem o valor exato acertado. Mas segundo a Sociedade de Cultura Artística, esse montante estimado está muito abaixo do valor necessário para reconstruir o teatro.
O responsável pelas relações institucionais da Sociedade de Cultura Artística, Eric Klug, acredita que o local pode ser arrendado e uma parceria deve ser proposta para empresas com o intuito de ter outro espaço para as peças e concertos.
No domingo, depois de visitar o local, o prefeito Gilberto Kassab incumbiu o secretário de Cultura, Carlos Augusto Calil, de comandar um grupo de trabalho com representantes do poder público e da iniciativa privada para arrecadar fundos em prol da recuperação do espaço.
A Sociedade de Cultura Artística, fundada em 1912, planejava parcerias públicas e privadas para ampliar o teatro a tempo das comemorações de seu centenário. A idéia era expandir as áreas coletivas e o foyer superior da construção original, além de incorporar um edifício lateral para servir como setor de ensino, com biblioteca e áreas para patrocinadores. O projeto aguardava revitalização da Praça Roosevelt para iniciar a captação de recursos. Mas o fato de o prédio ser tombado sempre foi empecilho para reformas ou ampliações. Agora, diante de uma tragédia dessa proporção, é possível ser mais fácil conseguir patrocinadores e parceiros, e haver menos pudores com relação ao uso de nomes de marcas associados ao nome do teatro.
O MinC divulgou nota de solidariedade em prol do teatro, em nome do Ministro da Cultura interino, Juca Ferreira. Já a Sociedade de Cultura Artística anunciou que os concertos agendados para os dias 18 e 19 se manterão, em outros endereços. Confira:
Nota de Solidariedade
Ministro da Cultura interino, Juca Ferreira, manifesta seu apoio ao Teatro Cultura Artística
Recebemos com muita tristeza a notícia do incêndio no Teatro Cultura Artística, um dos mais tradicionais da cidade de São Paulo. Além da perda material, o incidente provoca uma grande perda cultural.
O Ministério da Cultura coloca-se à disposição da Sociedade de Cultura Artística, administradora do teatro, para discutir as formas de contribuição para a recuperação desse espaço de suma importância para a difusão da cultura brasileira.
Tanto a restauração do prédio quanto a do grande painel de Di Cavalcanti, localizado na fachada e que foi afetado pelo calor, merecerá por parte do MinC o apoio possível, assim como já vem sendo feito para o desenvolvimento da programação e demais atividades culturais da instituição, que recebem estímulos via Lei Rouanet.
Juca Ferreira
Ministro da Cultura interino
___
Nota da Sociedade de Cultura Artística
Na madrugada de domingo, o Teatro Cultura Artística se incendiou, para grande consternação da Sociedade de Cultura Artística e amantes das artes.
Apesar do infortúnio, os concertos desta segunda-feira (18) e terça-feira (19), com a Orquestra Filarmônica de Liège serão mantidos, transferidos para outros locais. Possuidores de ingressos para o dia 18 de agosto assistirão ao concerto no Teatro Municipal de São Paulo. E os possuidores de ingressos para o dia 19 de agosto, assistirão ao concerto na Sala São Paulo.
Os artistas, programas e horários serão mantidos.
As sessões dos outros espetáculos que estão em temporada no Teatro, “O Bem Amado” e “Toc-Toc”, estão temporariamente interrompidas. Os espetáculos serão transferidos para outros teatros a serem definidos e divulgados nos próximos dias. Os ingressos já adquiridos serão ressarcidos.
Para mais informações, a Sociedade de Cultura Artística está atendendo ao PÚBLICO no telefone (11) 3253-4229.
Agradecemos ao suporte incondicional oferecido pelas entidades culturais paulistanas.
Sociedade de Cultura Artística