Governo e os organizadores do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre ampliaram de dois para quatro o número de participantes da indústria de televisores e celulares no evento. Governo e os organizadores do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre ampliaram de dois para quatro o número de participantes da indústria de televisores e celulares no evento, que terá início no próximo dia 23 de novembro. O fórum terá a incumbência de acompanhar a implantação e o desenvolvimento da TV digital no Brasil.
Depois dessa mudança, ficou decidido que o fórum terá 13 membros: quatro representantes dos radiodifusores, quatro da indústria de televisores e celulares, dois da indústria de fabricantes de equipamentos de transmissão, dois das universidades e centros de pesquisa e um das empresas de software.
Durante reunião da Câmara Executiva do Fórum, que aconteceu em agosto, a indústria já havia reivindicado uma participação maior, equivalente à dos radiodifusores. “A indústria investe todo ano e tem um desenvolvimento perene”, disse, na época, o vice-presidente de Novos Negócios para a América Latina da Samsung, Benjamin Sicsú.
O decreto presidencial com as regras de transição do sistema analógico para o digital, editado no fim de junho, diz que o fórum será um órgão de assessoramento do Comitê de Desenvolvimento da TV digital, integrado por nove ministros. Entre as atribuições do fórum está a discussão de políticas e assuntos técnicos referentes às inovações tecnológicas do sistema digital brasileiro.