Em janeiro deste ano, o Cultura e Mercado iniciou uma parceria com dois sites de crowdfunding, o Movere e o Catarse, com o objetivo de apresentar e levantar discussões sobre tudo o que envolve esse universo tão pulsante que é o do financiamento coletivo. Ideias, setores contemplados, recompensas, projetos financiados ou não, tudo já serviu de ponto de partida para um aprofundamento maior sobre quem produz e quem colabora para que um filme, uma peça, um disco, um show ou qualquer outra iniciativa social ou cultural aconteça.
A atividade nessas plataformas tem sido tão intensa desde o início do ano, que, apesar de semanalmente publicarmos matérias sobre o assunto – algumas focadas em projetos específicos – , muito ainda fica de fora, devido ao tempo limitado e ao fato da nossa redação (ainda) não ser tão grande quanto nossa curiosidade.
E, claro, não dá pra falar de tudo. Para se ter uma ideia, só o Catarse teve 303 projetos bem sucedidos nestes quase um ano e oito meses no ar, segundo a última contagem da equipe do site, e o Movere acaba de se juntar com Ideia.me para ampliar seu alcance para toda a América Latina (assunto que será abordado na próxima semana).
Como uma maneira de mostrar o nosso apreço por outras tantas ideias, estamos compartilhando nas nossas redes sociais algumas indicações de projetos em que acreditamos e para os quais aconselhamos a colaboração, como é o caso do projeto jornalístico Cidade Para Pessoas, que procura, mundo afora, boas práticas e ideias para melhorar a vida dos cidadãos, e o documentário Uma Mulher Entre Senhores da Guerra, baseado no relato da ativista de direitos humanos Malalai Joya sobre a vida das mulheres no Afeganistão.
Uma curadoria feita pela equipe do site, com os projetos que já passaram por aqui, também estará disponível no nosso canal no site do Catarse. Acessando o link, já é possível ver algumas inciativas que foram abordadas nesses primeiros meses de parceria, como a Mostra Audiovisual de Cambuquira, que procura mudar a vida dos habitantes da cidade através da arte; a Linha do Tempo da Bienal de São Paulo, projeto que vai reunir o crème de la crème das 30 edições do evento; e o Inside Out São Paulo, versão nacional de uma inciativa global que usa a fotografia como plataforma para contar boas histórias.
Fora isso, recomendamos uma visita às plataformas de crowdfunding. Também aceitaremos sugestões feitas por leitores, amigos e seguidores nessas redes de projetos bacanas que considerem que valham a pena serem compartilhados. Existem muitas ideias incríveis circulando, apenas esperando um empurrãozinho para se tornarem reais.