Estão abertas as inscrições para o Estética Central – Festival de Vídeos de Celular e Câmeras Digitais para vídeos de três minutos sobre o cotidiano dos participantes. O patrocínio é da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, da Oi e o apoio cultural do Oi Futuro.
O festival contará pela primeira vez com um veículo equipado com ilhas de edição e celulares. A unidade móvel visitará escolas públicas, comunidades e universidades em diferentes bairros da cidade, como Santa Cruz, Centro, Paciência, Nova Iguaçu, Gávea e Copacabana. Outra novidade é a interação com o público, que poderá sugerir roteiros através das redes sociais do próprio festival.
As inscrições poderão ser feitas na unidade móvel ou através do envio dos links dos vídeos, postados no YouTube, no endereço eletrônico s://www.esteticacentral.com.br/. O resultado será divulgado em fevereiro de 2011.
Durante a trajetória do núcleo de edição móvel, os participantes poderão contar com o auxílio de monitores especializados para a realização dos vídeos. Eles estarão preparados para ensinar sobre o uso da câmera do celular e acompanhar as filmagens propostas e edição do material.
A escolha dos vídeos premiados será através do voto popular, no site do festival, disponível em janeiro de 2011. Os vencedores ganham bolsas de estudos, laptop e câmera digital. A premiação acontecerá entre os meses de fevereiro e março de 2011. Os vídeos selecionados estarão no catálogo do evento e em um DVD, além de serem expostos em mostras, exposições e sessões especiais promovidas nos espaços dos apoiadores.
Sobre o Estética Central
O Estética Central foi idealizado em 2009 por ex-alunos da Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia, que tinham como objetivo promover o uso de tecnologias acessíveis à população e oferecer várias possibilidades das mídias móveis, como celulares e pequenas câmeras de vídeo.
Em sua primeira edição, o festival Estética Central escolheu a Central do Brasil e montou um estande fixo, o Núcleo Criativo, que durante 30 dias proporcionou ao público a oportunidade de filmar com equipamentos cedidos pelos organizadores. Com ajuda de jovens editores, os interessados montavam vídeos de até dois minutos sobre as impressões pessoais do local. O material foi integrado em um ambiente de discussões estéticas, de referências e aprendizado. Para mais informações, acesse s://www.esteticacentral.com.br/