Foi publicada na última quinta-feira (22/11), no Diário oficial da União, a Portaria nº 148, que institui o Grupo de Trabalho (GT) para viabilizar as diretrizes básicas para elaboração de projeto executivo, construção e funcionamento do Museu Nacional Afro-Brasileiro de Cultura e Memória.

A equipe será composta pelo presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), Eloi Ferreira, que o coordenará, um representante do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra da FCP e um representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), um representante do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e também da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC) do MinC.

Os demais componentes serão indicados pelos titulares dos respectivos órgãos e entidades e nomeados pela ministra da Cultura. O prazo de duração do grupo será de um ano, a contar da data de publicação no DOU, prorrogável por igual período.

Entre as atribuições do grupo estão a realização de missões junto a instituições similares – no Brasil ou no exterior – para o intercâmbio de experiências na consolidação de seus objetivos e a proposição de normas necessárias à instituição e a gestão eficiente do museu.

O terreno onde será construído o Museu Nacional Afro-Brasileiro de Cultura e Memória fica às margens do Lago Paranoá e foi doado à Fundação Cultural Palmares pelo Governo do Distrito Federal.

*Com informações do site do MinC


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *