Prêmio Balanço Social prioriza responsabilidade social; ?Esta é uma demanda cada vez maior dos grandes investidores institucionais?, diz Oded GrajewAção social
O Instituto Ethos irá premiar, em outubro, os melhores balanços das empresas do ponto de vista da responsabilidade social. O Prêmio Balanço Social foi anunciado no dia 6 de junho na Conferência Nacional 2002 – Empresas e Responsabilidade Social, que ocorreu entre os dias 4 e 7 de junho em São Paulo. Segundo matéria publicada no Valor, a idéia é valorizar balanços que reflitam as melhores ações sociais das empresas e, assim, estimular a publicação de demonstrações mais completas das atividades das companhias.

Demanda
Essa é uma demanda cada vez maior dos grandes investidores institucionais, como fundações de previdência e seguradoras, lembra o presidente do Ethos, Oded Grajew ao jornal. Não bastam apenas demonstrações financeiras detalhadas e ilustradas com as ações de marketing social. É preciso ir mais fundo nas demonstrações de responsabilidade social, ou seja, revelar o impacto dos negócios nas comunidades envolvidas, na vida dos trabalhadores e dos consumidores.

Referência
“Os grandes investidores precisam avaliar os impactos sócio-econômicos e ambientais das atividades nas quais aplicam recursos de longo prazo. O Prêmio Balanço Social poderá ser uma referência do que é realmente praticar a responsabilidade social”, diz Grajew.Cinco entidades estão envolvidas na criação do prêmio: o Ethos, a Associação Brasileira dos Analistas do Mercado de Capitais (Abamec), a Associação Brasileira de Comunicação empresarial (Aberje), a Fundação Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Social (Fides) e o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase).

“Vamos analisar vários aspectos do balanço, pois cada entidade tem uma especialidade: mercado de capitais, comunicação, sociedade civil e responsabilidade social corporativa”, diz Paulo Itacarambi, coordenador-geral do Instituto Ethos. “As empresas socialmente responsáveis, que respondem aos efeitos sociais e ambientais de seus negócios, serão valorizadas”, afirma o executivo ao Valor.

Seleção
Segundo o jornal, um júri de 20 pessoas irá escolher os melhores balanços nas categorias nacional e regional (Centro-Oeste, Norte e Nordeste, Sudeste, Sul e Estado de São Paulo, premiado em separado da região Sudeste). Haverá destaques para empresa com o melhor balanço social geral, no tema meio-ambiente e no setor de micro e pequena empresa. As inscrições dos balanços referentes ao exercício de 2001 poderão ser feitas entre 17 de junho e dois de agosto próximos.

Difusão
Para ampliar o movimento de adesão à responsabilidade social, diz o jornal, o Ethos organizará uma mostra neste segundo semestre em que serão apresentados projetos sociais das empresas que se inscreverem, sejam elas associadas ou não ao instituto. Também será lançado o Fórum Empresarial pela Educação, para coordenar melhor ações isoladas das empresas nessa área.

Nova campanha de marketing será colocada no ar, enfatizando que as ações das empresas no presente afetarão seus negócios no futuro. “A responsabilidade social faz parte do negócio das empresas, não é apenas uma ação de marketing. Queremos difundir melhor essa mensagem”, diz Itacarambi ao Valor.

Maiores informações no site www.balancosocial.org.br

Copyright 2002. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *