Estão abertas, até 31 de março, as inscrições para a 3ª edição da Caravana Energia que Transforma. O programa promove capacitação gratuita a produtores culturais, gestores de organizações sem fins lucrativos (ONGs) e grupos que atuam com iniciativas socioculturais de todo o Brasil. Ao longo de oito meses, serão realizados encontros bimestrais de formação, a partir das temáticas de economia criativa, mobilização de recursos, estratégia de projetos, agenda 2030, gestão, prestação de contas, fontes de financiamento e práticas de colaboração criativa, totalizando 20 encontros. Em sua maioria, as formações serão online e acontecerão à noite, para facilitar a participação daqueles que trabalham durante o dia, com exceção do encontro de encerramento que, a princípio, será presencial.

O objetivo da Caravana é contribuir para que os participantes tenham mais ferramentas para uma melhor estruturação de projetos socioculturais, apoiando-os no aprimoramento de suas iniciativas. Assim, o Instituto Neoenergia pretende, por meio da formação, possibilitar que os participantes desenvolvam estratégias de captação de recursos mais robustas, contando com fontes diversas, e profissionalizem suas iniciativas para facilitar a inscrição em chamadas públicas, como o próprio Transformando Energia em Cultura, edital oferecido pelo Instituto Neoenergia.

O ciclo formativo:

  • Abertura, 5 a 7 de abril, 19h: Planejamento e Mobilização de Recursos; Elaboração estratégica de Projetos; Editais.
  • Encontro I, 23 a 26 de maio, 19h: Economia Criativa: conceito e aplicação; Economia Criativa e as cidades; Agenda 2030 e ESG: como e onde a cultura se encaixa; Cultura e o impacto ambiental.
  • Encontro II, 25 a 28 de julho, 19h: Comunicação para projetos; Acessibilidade em Projetos; Gestão e Avaliação de Ações Culturais; Prestação de Contas.
  • Encontro III, 23 a 26 de setembro, 19h: Inovação e Empreendedorismo; Captação de Recursos; Leis de Incentivo; Projetos Sustentáveis.
  • Encontro de Encerramento, novembro, 19h: Práticas de Colaboração Criativa.

As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

Sobre o Instituto Neoenergia

O Instituto tem o propósito de fomentar o desenvolvimento de ações sociais nas áreas em que a Neoenergia atua, por meio dos seus negócios em geração, transmissão, comercialização e distribuição de energia. Para o ciclo de 2022 a 2025, o Instituto tem o desafio de viabilizar projetos no âmbito geográfico de atuação da Neoenergia, dentro dos cinco pilares – Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional-, e que contribuam diretamente para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), assim como às práticas ESG.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *