Interculturalidades trata a Identidade Latina - Cultura e Mercado

Interculturalidades trata a Identidade Latina

O evento busca aproximar o Brasil e seus vizinhos com apresentação de estratégias de articulação cultural e troca de informações

Cultura latina será tema de encontro dia 24, na Universidade Federal Fluminense, em Niterói -RJ. O Interculturalidades busca uma reflexão sobre a distante relação entre o Brasil e os países do continente, com ênfase na produção cultural e na identidade latina, tentar aproximar o país de seus vizinhos e, principalmente, promover uma troca mais eficiente de informações culturais entre a nação que fala português e as demais que falam espanhol.

Na opinião do coordenador técnico do Parlamento Latino Americano (Parlatino), Alfredo Gimenez, o Brasil não contempla esta identidade. “Todos os demais países vêem o Brasil positivamente, admiram a cultura, sobretudo a música brasileira. Moro em São Paulo há dez anos e sei que o Brasil não vê seus vizinhos com a mesma admiração”, diz Gimenez, colombiano que já morou em diversos países do continente.

Gimenez vai apresentar no dia 31, no Interculturalidades, o projeto Factibilidade Cultural, uma proposta para incentivar a incorporação de avaliação cultural na rotina de planejamento de programas técnicos e financeiros de desenvolvimento. “Da mesma forma que são levados em conta os impactos ambientais, é fundamental que se faça um mapeamento cultural das sociedades latinas atendidas” argumenta.

Opinião semelhante é a de Octavio Arbelaez, coordenador da Rede de Promotores Culturais da AL e Caribe, que participa do Interculturalidades, no dia 1º de novembro. Para ele, uma estratégia para aproximar o Brasil e os países latinos , passa pela integração cultural alinhada aos processos políticos e econômicos, uma auto-afirmação dessas culturas no cenário internacional. “A integração vai além das meras relações entre os países e supera o intercâmbio de saberes e experiências ou o mútuo reconhecimento”, lembra Arbelaez.

Esta terceira edição do Interculturalidades busca ampliar o debate exclusivamente brasileiro  tratado nas edições anteriores, inspirado na prioridade que o governo Lula atribui à integração Brasil-América Latina. “Vivemos como se o país não fizesse parte da AL.. Mas temos características próprias que acabam não sendo consideradas latinidade. Então, mais que integrar, que é juntar coisas diferentes, queremos promover processos de cooperação”, explica o coordenador do projeto Leonaldo Guelman, diretor do Centro de Artes da UFF.

A programação completa está no site www.centrodeartes.uff.br/interculturalidades.

Acessar o conteúdo