De 18 a 21 de agosto, o Centro Dragão do Mar concentrará a programação da IX Feira da Música de Fortaleza, reunindo Shows, palestras, oficinas, rodada de negócios, exposição de estandes, dentre outras atividades.
Com a nova distribuição, a Feira aproxima arte e reflexão. A Mostra de Música Independente trará uma programação com 52 atrações – entre artistas de estados como Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo, Bahia, Amapá e Rio de Janeiro – divididas em palcos espalhados pelo Dragão, a exemplo do que ocorreu em anos anteriores. Já o Encontro Internacional da Música – reunindo oficinas, palestras e workshops – estreia no espaço do centro cultural este ano, estendendo as atividades para o Sesc Senac Iracema.
Para a edição 2010, a Feira da Música recebeu o número recorde de 841 inscrições de artistas para a programação de shows. Deste total, 297 foram de Fortaleza, através do processo seletivo realizado em três etapas durante a III Mostra Petrúcio Maia no último mês de maio. Outras 544 inscrições vieram do interior do Ceará, dos demais Estados do Brasil e ainda de países como Argentina, Bolívia, Uruguai e Haiti.
Com a seletiva inserida na programação da Mostra, a organização da Feira começou a empreender uma série de ações prévias à 9ª edição que culminou na realização do Entrepontos – sequência de encontros em quatro cidades do interior do Ceará, programada de 30 de junho a 7 de agosto de 2010, promovendo a capacitação em negócios da música.
Este ano, a organização da Feira da Música ainda sinaliza para novos focos de atuação, com o objetivo de integrar o mercado da música a nível regional e continental, respectivamente. Endossando a ideia, a Feira sediará o Congresso Fora do Eixo Nordeste e receberá convidados que representam o diálogo entre o mercado nacional e o latino.
A Feira é uma realização da Associação dos Produtores de Discos do Ceará (ProDisc) em parceria com o Sebrae (CE). Em 2010 conta com a promoção da Prefeitura de Fortaleza, patrocínio do Banco do Nordeste e BNDES, incentivo do Sistema Estadual de Cultura e apoio cultural do Ministério da Cultura. Para mais informações, acesse www.feiradamusica.com.br