Festival de fomento ao setor cinematográfico independente terá lançamento oficial de sua 30º edição. Jornada Internacional de Cinema da Bahia acontece em setembro deste ano13/03/03
Jornada nas telinhas
Foi lançada, ontem, oficialmente, a Jornada Internacional de Cinema da Bahia, edição 2003, que comemora 30 anos de atuação, segundo noticiou o jornal baiano A Tarde. O evento, que acontece de 11 a 18 de setembro deste ano, tem compromisso, desde sua origem, com o fomento do setor cinematográfico na América Latina e hoje acumula abrangência internacional de festival cinematográfico independente.
Durante o lançamento, sediado no Cinema do Museu, foram distribuídos os regulamentos do concurso Afro-Ibero-Americano de Filmes e Vídeos e do Mercado Internacional de Cinema Independente, além da convocatória. Já confirmaram presença, de acordo com A Tarde, Sérgio Sanz, diretor do Centro Técnico Áudio Visual da Funarte, e Leopoldo Nunes, presidente nacional da ABD.
30 décadas
Araújo Guido Araújo, diretor, promotor e organizador do evento, em entrevista ao jornal, lembra que o cinema de animação da Bahia nasceu com a Jornada e que a Associação Brasileira de Documentarista (EBD), que representa 18 Estados brasileiros, também está comemorando 30 décadas.
A programação é um prato cheio para os cinéfolos de plantão, que poderão assistir em cópia nova a fita Boi Aruá, de Chico Liberato, com 20 anos de realização. Segundo o jornal, trata-se do primeiro e único filme de animação de longa-metragem da Bahia e Norte-Nordeste do País.
Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.