O Brasil deverá ter um jornal exclusivo para iPad em 2011. A proposta – um diário com notícias de interesse geral – está sendo capitaneada pelos jornalistas Joaquim Castanheira e Leonardo Attuch, que até o final do ano atuam na revista IstoÉ Dinheiro. O projeto tem apoio de um sócio investidor, ainda mantido sob sigilo. O nome do futuro jornal também será preservado até que a publicação possa ser anunciada.

Castanheira e Attuch já iniciaram o processo de contratação da equipe. No primeiro momento, o time responsável pelo diário exclusivo para iPad deve ser composto por 25 pessoas entre jornalistas, fotógrafos e profissionais da área de arte e diagramação.

“O iPad é um espetacular meio de comunicação que rompe o obstáculo da portabilidade e da mobilidade. O equipamento certamente será para a nossa indústria o que o iPod foi para a indústria da música e queremos, de alguma maneira, estar à frente desse processo”, diz Castanheira. O jornal deverá ter sua primeira página atualizada duas vezes ao dia. No entanto, o conteúdo será alimentado constantemente com o que de mais importante acontecer no Brasil e no mundo. “Nossa meta é gerar relevância para o leitor, de forma que só destacaremos o que for de interesse geral. Nosso compromisso será com o conteúdo gratuito e de qualidade”, afirma o jornalista.
Segundo Castanheira, a nova publicação terá uma série de colaboradores no mundo, além de blogs e conteúdos em formato de vídeo e áudio. Ele conta também que, além dele, Attuch e o sócio investidor, a ideia é oferecer participação societária aos editores contratados.

A proposta é a primeira que se tem notícia no Brasil. No mundo, a primeira publicação exclusivamente para iPad foi lançada no final de novembro pela Virgin Media, do inglês Richard Branson. A revista Project não tem versão impressa. Seu conteúdo é produzido diariamente, contemplando os diversos formatos de mídia, como texto, vídeo, música e foto. A revista digital é vendida na App Store a US$ 2,99.

Outra iniciativa partiu de Robert Murdoch, chefe da gigante de mídia News Corp. O jornal Daily, exclusivo para iPad, ainda não foi lançado, mas ao que tudo indica deve chegar ao mercado no começo de 2011. Assim como a Project, o jornal também não terá outros formatos de veiculação. A novidade fica por parte da distribuição. Segundo o plano, ele será enviado automaticamente para os tablets no valor de US$ 0,99 por semana.

*Com informações do Meio&Mensagem Online.


contributor

Atriz, pós-graduada em gestão da cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *