Os trabalhos iniciam-se com uma aula de lançamento sobre O Jornalismo e a Pauta Esquecida da Cultura, nesta quarta-feira, dia 22 de agosto, no auditório A do Campus Pompéia da UniSantos (Santos, SP).

Leitura de um Lide
O QUÊ? Lançamento e processo seletivo da Oficina Itinerante de Jornalismo Cultural; QUANDO? Na próxima quarta-feira, dia 22 de agosto, às 19h30; ONDE? Lá no anfiteatro A do Campus Pompéia da UniSantos, rua Euclides da Cunha, 264 – Santos; QUEM? Todo mundo pode participar. A Oficina é aberta a todos os interessados e é uma realização do Instituto Pensarte, com o apoio do Núcleo de Jovens Jornalistas da Baixada Santista, Revista Ao Vivo, Centro de Ciências e Comunicação e Artes da UniSantos; COMO? Basta chegar e participar; POR QUÊ? Porque o jornalismo precisa resignificar seu fazer em um ambiente que preserva e protege a diversidade das expressões artísticas e culturais;

ps – E DAÍ? Ou você quer continuar fazendo matéria bunda?

Jornalismo Cultural
Com o intuito de compartilhar nosso conhecimento experimentado da prática jornalística sobre cultura, o 100canais – núcleo de jornalismo cultural independente – estréia a sua Oficina Itinerante de Jornalismo Cultural. O objetivo é rediscutir o modelo ético e estético do jornalismo cultural contemporâneo através de experiências em cobertura de eventos relacionados à pauta nacional e internacional sobre políticas culturais.

Amarrado à hegemonia pasteurizada dos segundos cadernos ilustrados, a pauta do repórter de cultura ficou restrita à prática do jabá e à produção artística industrial ou de uma elite com padrões estéticos europeus. Enquanto isso, as escolas de jornalismo, ao invés de pensar e executar alternativas, estão preocupadas em inserir mais e mais técnicos da comunicação e alimentar esse mercado de trabalho.

Salvo as exceções de centros e núcleos de estudo acadêmicos que compreendem a necessidade do estudo multidisciplinar com centralidade na cultura, é nas propostas alternativas de comunicação desenvolvidas na grande rede que o fazer jornalístico transforma-se – experimenta as formas que a tecnologia possibilita produzir e reproduzir ao infinito a informação, gerando um ambiente no qual os modelos de negócio ainda praticados e a propriedade intelectual perdem sentido.

A Oficina
Aberta à participação de estudantes de comunicação social, jornalistas recém-formados ou a quem estiver interessado, a Oficina Itinerante de Jornalismo Cultural é uma realização do Instituto Pensarte, através de Cultura e Mercado e do Curso Livre Cultura e Mercado. Coordenado pelo 100canais – núcleo de jornalismo cultural independente, a Oficina faz parte também da proposta de criação da Universidade Livre de Políticas Culturais.

O foco desta edição da Oficina Itinerante de Jornalismo Cultural será a cobertura do XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2007. Com o tema Mercado e Comunicação na Sociedade Digital, o maior encontro dos acadêmicos da Comunicação e de assuntos relacionados estarão reunidos durante cinco dias em Santos, no litoral paulista. Entre os dias 29 e 02 de setembro, a Universidade Católica de Santos, a Universidade Santa Cecília e o Centro Universitário Monte Serrat sediarão as centenas de debates e trabalhos apresentados.

Os trabalhos iniciam-se com uma aula de lançamento sobre O Jornalismo e a Pauta Esquecida da Cultura, na quarta-feira, dia 22 de agosto, no auditório A do Campus Pompéia da UniSantos. A intenção da aula magna, aberta a quem quiser participar, é introduzir conceitos básicos sobre cultura e sua pauta política, afirmando a importância da centralidade da cultura na observação de sua transversalidade em uma cobertura jornalística. Para falar sobre o assunto: Eduardo Carvalho (coordenador do 100canais e ex-editor de Arte & Cultura da Carta Maior).

Depois da aula e um breve intervalo, será realizada uma entrevista coletiva com um representante da organização do Intercom 2007. A partir disso, quem desejar inscrever-se para o processo seletivo deverá responder a um questionário sobre as intenções de se candidatar à oficina, conhecimentos sobre o debate em políticas públicas de cultura e comunicação e sugestões de pautas para a cobertura do Intercom.

Após a análise dos questionários, o 100canais selecionará dez pessoas para compartilhar a Oficina Itinerante Livre de Cultura. Os selecionados voltam a se reunir no dia 28 para reunião de pauta e discussão da agenda de cobertura dos encontros da Oficina. Os participantes deverão alimentar um blog multimídia de comentários sobre a oficina e a cobertura do Intercom e ao menos uma reportagem baseada nas trocas das oficinas sobre assuntos debatidos no Intercom.

As três melhores reportagens, selecionadas pelo 100canais, serão remuneradas simbolicamente com R$ 100 para cada autor. Todo o conteúdo do curso será produzido em copyleft ou sob licença creative commons, e será publicado em Cultura e Mercado, no blog de cobertura temática do evento, entre outros veículos parceiros.

A atividade faz parte de uma série de iniciativas do Instituto Pensarte em promover e compartilhar o debate sobre políticas públicas para a cultura, com o apoio do Núcleo de Jovens Jornalistas da Baixada Santista, Revista Ao Vivo, Centro de Ciências e Comunicação e Artes da UniSantos.

Ainda atuando neste campo temático, Cultura e Mercado promoverá a partir de outubro, através do edital Cultura e Pensamento 2007 do Ministério da Cultura, um debate on line com acadêmicos e artistas das cinco regiões do Brasil, além de pensadores estrangeiros que discutirão O Jornalismo Cultural em Pauta.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *