Lançamento ocorrerá nesta quarta-feira, 30 de agosto, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo
As crianças aprendem somente quando alguém ensina? Elas são atingidas pelas mudanças tecnológicas da sociedade? Como lidam com a Internet?
Essas questões foram alvo de uma pesquisa desenvolvida por professores das Universidades Siegen (Alemanha), Unicamp, Unemat e Puc RJ (Brasil) e Alcalá de Henares (Espanha).
Através de computadores munidos de programas de chat, webcam e gravador de tela, grupos de até seis crianças de diferentes regiões do Brasil, da Alemanha e da Espanha são colocadas em contato para conversar durante uma hora por semana. Todo o material gerado por esses encontros é gravado, e posteriormente estudado pelos pesquisadores.
Os encontros acontecem entre crianças marginalizadas de processos de comunicação com tecnologias virtuais, como a Internet. A idéia foi a de pesquisar como crianças de periferias se apropriam de equipamentos e possibilidades de comunicação não disponíveis no seu cotidiano.
O livro “Janelas Para o Mundo” concatena toda essa experiência, trazendo um histórico sobre a pesquisa, as dificuldades enfrentadas e as conquistas, bem como conclusões e descobertas feitas a partir dela. Está dividido em duas partes: livro 1, escrito pela autora do projeto, a professora Maria Benites, Coordenadora Geral do Programa Internacional em Educação – INEDD, da Universidade de Siegen na Alemanha, e livro 2, com textos de vários autores envolvidos no projeto, com organização de Maria Benites.
A pesquisa tem coordenação do Instituto Vygotskij, patrocínio da Petrobrás e apoio do Ministério da Cultura e da Asga.
O lançamento ocorre nesta quarta-feira, 30 de agosto, às 18h30, em São Paulo, na Livraria Cultura Conjunto Nacional – Loja de Artes (Avenida Paulista, 2073- tel 11 3170-4033).