Convênio entre Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Secretaria de Estado da Cultura e Fundação Roberto Marinho promoverá fomento e difusão da língua portuguesa na estação25/02/2003

Luz na nossa língua
O secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), embaixador João Augusto de Médicis, vai assinar amanhã, segundo O Globo, com a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e a Fundação Roberto Marinho, um termo de cooperação técnica para a participação da CPLP na promoção do projeto Estação Luz da Nossa Língua. Como já diz o nome, será sediado na Estação da Luz.

Difusão cultural
A proposta do acordo é promover o intercâmbio de informações e garantir o apoio técnico e institucional necessário para o projeto. O Estação Luz da Nossa Língua terá oficinas culturais de música, teatro, dança e literatura, além de fóruns e debates liderados por instituições que tenham como missão a valorização da língua portuguesa. Será estruturado também um centro de referência mundial da língua portuguesa, com um acervo permanente de informações, além de várias atividades relacionadas à nossa língua.

Parcerias
O projeto obteve parceria de várias empresas para viabilizar o projeto, orçado em R$ 30 milhões. Entre elas, IBM do Brasil, Correios, TV Globo, Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo, Telesp Celular, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Grupo Spenco, Grupo Takano e financiamento da Lei de Incentivo à Cultura.

Participam do projeto ainda a Biblioteca Nacional, o Ministério da Cultura, a prefeitura de São Paulo, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a Rede Ferroviária Federal. A CPTM está fazendo obras na antiga estação de trem de São Paulo, para integrá-la ao metrô, ampliando o número de pessoas que vão transitar pelo local: os atuais 50 mil usuários por dia passarão a ser 300 mil.

Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *